Topo

Morre Andrew Fletcher, fundador do Depeche Mode, aos 60 anos

Andrew Fletcher em show do Depeche Mode Imagem: Sergione Infuso/Corbis via Getty Images

De Splash, em São Paulo

26/05/2022 16h46Atualizada em 26/05/2022 19h28

O tecladista britânico Andrew Fletcher, fundador da banda Depeche Mode, morreu aos 60 anos. A informação foi confirmada em comunicado divulgado pela banda nas redes sociais.

"Estamos chocados e cheios de tristeza com a morte prematura de nosso querido amigo, membro da família e colega de banda Andy 'Fletch' Fletcher", anunciou o grupo sem informar a causa da morte.

"Fletcher tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada", continuou o texto.

O tecladista formou a Depeche Mode na Inglaterra com os músicos Martin Gore e Vince Clarke durante a década de 1970. "Just Can't Get Enough" e "New Life" estão entre os sucessos do grupo de rock eletrônico, que também conta com Dave Gahan em sua formação.

"Nossos corações estão com a família. Pedimos que vocês o mantenham em seus pensamentos e respeitem sua privacidade neste momento difícil", completou o comunicado.

Sucesso internacional

Fletcher, também chamado de "Fletch" pelo público, nasceu em Nottingham, Inglaterra. O músico cresceu na região antes de dar os primeiros passos com o Depeche Mode.

Após a saída de Vince Clarke da banda, Martin Gore se tornou o principal compositor. Alan Wilder foi o substituto no quarteto que continuou fazendo sucesso internacional nas décadas de 1980 e 1990, lembrou o relato do jornal britânico "The Guardian".

Ao longo da carreira de Fletcher, o grupo vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e emplacou 54 sucessos no Reino Unido, informou o Variety.

O Depeche Mode passou a integrar a calçada da fama exclusiva para bandas de rock em 2020.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre Andrew Fletcher, fundador do Depeche Mode, aos 60 anos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade