Topo

Cristiana Oliveira: 'Minha paixão é a onça Guarani, ela é vesga como eu'

Colaboração para Splash, do Rio

26/05/2022 04h00

As gravações de "Pantanal" foram o primeiro contato mais intenso de Cristiana Oliveira com a natureza, mas desde então ela sempre teve sua imagem associada à região - que se estreitou imensamente nos últimos dois anos.

No "OtaLab" desta semana, a atriz contou para Otaviano Costa o que a levou a se tornar uma ativista ambiental e embaixadora de ONGs que lutam pela preservação deste ecossistema, como a S.O.S. Pantanal.

"Muita gente me chamava pra participar de ações", disse Cristiana, que sempre se questionava: "Será que eu sou honestamente ligada à natureza?". Até que vieram as queimadas no Cerrado em 2020.

Aquilo mexeu comigo pessoalmente. Entrei em contato com o biólogo Gustavo Figueroa, da ONG S.O.S. Pantanal, e me ofereci para ajudar.

Com a S.O.S. Pantanal e outras três ONGs, a atriz passou sete dias numa chalana com mais 20 pessoas, navegando pelo Rio Paraguai para levar cestas básicas e assistência jurídica às comunidades ribeirinhas da região.

Cristiana também se tornou embaixadora de outras ONGs, como a NEX - No Extinction, que trabalha pela preservação de grandes felinos da fauna brasileira. Foi lá que ela conheceu seu mais novo amor:

A minha paixão é meu afilhado, ele se chama Guarani e é vesgo como eu. É a coisa mais fofa do mundo.

OtaLab

O "OtaLab", o programa de internet que parece TV, pode ser acompanhado pelos canais do Splash no YouTube, Twitter e Facebook. Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.