Topo

Quem é o ator brasileiro que brilha em novo episódio de 'Grey's Anatomy'?

Eduardo Muniz é brasileiro e interpreta um pai de família desesperado pela vida de sua filha em "Grey"s Anatomy" - Reprodução/ Sony
Eduardo Muniz é brasileiro e interpreta um pai de família desesperado pela vida de sua filha em 'Grey's Anatomy' Imagem: Reprodução/ Sony

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

24/05/2022 04h00

A série médica "Grey's Anatomy" conta com 18 temporadas e uma grande legião de fãs pelo mundo, incluindo o Brasil. A história que acompanha os médicos do Grey Sloan Memorial Hospital fará um agrado ao público brasileiro com o episódio 14 da atual temporada, que vai ao ar hoje, a partir das 21h, no Sony Channel: pela primeira vez na produção, o capítulo será estrelado por um ator brasileiro interpretando uma pessoa nascida no Brasil e que fala português.

Escrito pelo roteirista também brasileiro Beto Skubs, o episódio "Road Trippin" conta com a atuação de Eduardo Muniz, 39, ator carioca que interpreta Daniel Lima, um pai de família que cruza os Estados Unidos atrás da cura para a condição rara de sua filha. "Eles moram em Boston, e são obrigados a levar a menina até Seattle, o que é muito longe", conta em entrevista a Splash. "Eles não têm dinheiro para ir de avião, então adaptam um trailer e passam semanas dirigindo."

Como se trata de "Grey's Anatomy", não poderia faltar muito drama no episódio. "Eles chegam lá e devem decidir se autorizam ou não a cirurgia, que é nova e nunca foi feita antes. O problema do meu personagem é que ele vai parando para tirar fotos, bem coisa de brasileiro", brinca Muniz. "Eles passam por um conflito, porque pensam: 'deveríamos ter ido direto', mas também há o lado do pai querendo curtir os dias com ela, que podem ser os últimos."

Cena de 'Grey's Anatomy', com Eduardo Muniz no elenco - Raymond Liu/Sony - Raymond Liu/Sony
Cena de 'Grey's Anatomy', com Eduardo Muniz no elenco
Imagem: Raymond Liu/Sony

Para o ator, estar em uma série do porte de "Grey's Anatomy" é algo como "um sonho que se tornou realidade". "Os astros tiveram que se alinhar no céu para eu conseguir fazer um papel desses", conta.

A oportunidade apareceu quando Beto Skubs decidiu colocar um personagem brasileiro na série e, em uma demonstração de patriotismo, bateu de frente com a produção para que fosse chamado um ator nascido no Brasil para o papel e, "nos 45 minutos do segundo tempo, recebeu a autorização da equipe".

"Eles queriam um americano mesmo e, como não fazemos parte do imaginário deles, não faria diferença."

Muniz, que já mora em Los Angeles há muitos anos, fez o teste para interpretar Daniel Lima e foi chamado para integrar o elenco do episódio.

Eu não sabia que 'Grey' s Anatomy' era tão grande, não tinha noção do tamanho da comunidade de fãs. Foi uma surpresa ver o quanto as pessoas amam e acompanham a série. É uma das maiores da história da TV. O que eu lembro de ser longínquo assim é "Os Simpsons".

Eduardo Muniz conta que conversou bastante com os astros da série durante os seus cinco dias de filmagens. "Troquei bastante com Kelly McCreary, Anthony Hill e os atores que eram da minha família".

Carreira

Segundo Muniz, esta é a primeira vez que faz algo "tão popular". No entanto, ele já é bastante conhecido do público, pois há oito anos ele é contratado do Grupo Globo, sendo a voz oficial dos canais SporTV, Modo Viagem, e do programa Auto Esporte.

Ele começou sua carreira estudando teatro, no Rio de Janeiro, e depois foi para Nova York se aprofundar. Porém, sua vontade de criança, na verdade, era ser jogador de futebol.

"Eu caí do muro quando tinha 12 anos e me machuquei sério, fiquei um ano de cama", relembra. "Foi aí que comecei a gostar de cinema, porque assisti a todos os filmes possíveis nesse período."

O ator então se dedicou à arte, agora, acredita que estar em "Grey's Anatomy" pode abrir muitas portas para mais e mais artistas brasileiros. "Espero que ajude!", torce.

Cena emocionante do episódio com o brasileiro Eduardo Muniz - Raymond Liu/ Sony - Raymond Liu/ Sony
Cena emocionante do episódio com o brasileiro Eduardo Muniz
Imagem: Raymond Liu/ Sony