Topo

OPINIÃO

Dividir audiência com 'JN' e 'Pantanal' trava sucesso de Faustão na Band

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/05/2022 14h56

Há pouco mais de quatro meses no ar na Band, o Programa do Faustão não tem conseguido manter sua audiência nas alturas como foi na estreia, em janeiro. O "Splash Vê TV" de hoje (24) comenta o que pode explicar essa nova fase do consagrado apresentador não ter caído no gosto popular dos brasileiros.

Faustão vai ao ar na Band sempre a partir das 20h30, horário em que começa o Jornal Nacional na TV Globo, seguido por "Pantanal". Segundo a colunista de Splash Aline Ramos, competir a audiência com a grade da emissora global dificulta o sucesso de Fausto Silva.

O Faustão não vai conquistar esse público que é muito fiel ao telejornal e às novelas. Ele começou na Band tentando fazer uma paródia de si mesmo, com os quadros que ele já tinha feito na Globo. Talvez Fausto Silva tenha que parecer menos com o que já fez, porque isso pode soar como mais do mesmo e ele precisa disputar uma audiência que está no SBT e na Record TV.

Para Cristina Padiglione, que também é colunista da Folha, a Band esperava que a queda de audiência da Globo no horário das 21h se manteria, sem afetar sua mais nova atração, mas "Pantanal" provou o contrário.

Apareceu uma novela que trouxe muita gente de volta e jovens para a frente da TV. Eu acho que as coisas demoram também e o Faustão ainda pode crescer pelo menos 10%, mas não chegar ao que era esperado antes de sua estreia.

'Domingão com Huck' decola

Por outro lado, Luciano Huck, que assumiu o antigo horário de Faustão na Globo, parece conquistar o público da televisão aberta cada vez mais. No último domingo (22), o "Domingão" registrou sua maior média de audiência desde a saída de Tiago Leifert, em agosto de 2021. O programa somou 17,1 pontos no âmbito nacional, o que corresponde a 30,1% de participação entre as TVs ligadas.

Cristina Padiglione ressalta que a estrutura já consolidada da Globo favorece o bom desempenho do "Domingão".

A estrutura com quadros consagrados e contar com personalidades da própria Globo, como o elenco de "Pantanal", são elementos que o Faustão, por exemplo, não tem. Ele pode ter estrelas que não têm mais vínculo com a Globo, mas as que estão no ar como as da novela das 21h é algo que só a própria emissora consegue.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Marcelle Carvalho, ao lado de Aline Ramos e Cristina Padiglione, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.