Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Jackson Antunes ligou e pediu papel em 'Pantanal': 'Vontade de fazer'

Jackson Antunes entra em "Pantanal" como o peão Túlio - Globo/João Miguel Jr.
Jackson Antunes entra em "Pantanal" como o peão Túlio Imagem: Globo/João Miguel Jr.

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

23/05/2022 04h00

Tem personagem novo chegando em "Pantanal". Tulio, peão interpretado pelo ator Jackson Antunes, será responsável por levar Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos) até a fazenda de seu pai, José Leôncio (Marcos Palmeira). As cenas começam a ir ao ar hoje.

Em bate-papo com Splash, Jackson Antunes não esconde a felicidade de participar do remake adaptado por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da trama original em 1990. O ator revela, inclusive, que ligou para os autores para pedir um papel na história e descobriu que seu nome já era cotado para um personagem fixo.

Jackson, no entanto, estava gravando momentos decisivos da história de Duque de Caxias para a novela das 18h "Nos Tempos do Imperador", exibida até fevereiro deste ano, quando as gravações do remake começaram no Pantanal e não conseguiu conciliar a agenda.

"Assim que eu soube da novela, eu já liguei para o seu Benedito e para o Bruno, que me disse: 'Estou pensando em você aqui, Jackson, para um papel fixo'. Ele lutou com o pessoal da direção, mas não daria para eu fazer as duas. Eu teria que gravar no Pantanal, ficar ausente por muito tempo... Mas era muita vontade de fazer. Quando soube que haviam pensado em mim, soltei foguetes", conta.

José Lucas (Irandhir Santos) e Túlio (Jackson Antunes) vão cantar juntos em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Jr. - Globo/João Miguel Jr.
José Lucas (Irandhir Santos) canta junto de Túlio (Jackson Antunes) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Jr.

Meses depois, Jackson foi surpreendido para fazer uma participação na trama como o peão Tulio.

"Amei montar a cavalo, tocar a boiada. (O diretor) Papinha, Bruno e Benedito me colocaram na abertura da novela com apenas uma participação de cinco capítulos. Me senti tão orgulhoso, honrado e agradecido. Veio coroar esses 30 anos de televisão e essa parceria com o mestre Seu Benedito... Tamanho não é quantidade. Importante é o reconhecimento e o carinho. É como se eu estivesse fazendo o protagonista de 'Pantanal'", diz.

Jackson conta que viu a versão original em 1990 e sabe até algumas falas de cor. O mais curioso é que alguns fãs param o ator na rua acreditando que ele participou das gravações da primeira versão. Para o ator, isso acontece devido a sua figura de "homem da roça", a qual lhe dá muito orgulho.

"Combino com a novela e não tenho vergonha de dizer, pelo contrário, sou um artista essencialmente brasileiro, presente em quase todas as novelas de Seu Benedito, como 'Renascer' e 'Sinha Moça'. Então, me associaram ao Benedito e à imagem do brasileiro, do sem terra, da pessoa do mato, do homem de mãos grossas, o sertanejo. É uma associação que me deixa muito feliz", diz.

Jackson Antunes interpreta Tulio no remake de "Pantanal" - Globo/João Miguel Jr. - Globo/João Miguel Jr.
Jackson Antunes no remake de "Pantanal"
Imagem: Globo/João Miguel Jr.

Quem é Tulio na novela?

Jackson dá detalhes de quem é o novo personagem. "Tulio tem uma comitiva e aparece um cidadão por lá, o Zé Lucas de Nada. Tulio é um peão muito simpático, que abraça as pessoas, gosta de sorrir. Tem uma identificação com o Zé Lucas de Nada, que começa a trabalhar na comitiva dele. Mas ele vai percebendo que aquele peão, que foi caminhoneiro um dia, tem muito mistério no olhar", adianta.

Para Jackson, Tulio é um peão inteligente, que logo vai perceber que há um mistério por trás da relação de Zé Lucas de Nada com Zé Leôncio. "A entrada desse personagem na novela é um caminho muito bonito porque ele é quem conduz o Zé Lucas de Nada ao seu destino, que é o encontro com seu pai. Fica na cabeça do Tulio: 'será que o Zé Lucas quer a herança ou vingança?'", completa.

Jackson não chegou a ir ao Pantanal, pois gravou suas cenas em uma fazenda no Rio de Janeiro ao lado de Irandhir Santos, seu principal parceiro em cena, a quem ele é só elogios. "O Irandhir é um riquíssimo ator brasileiro, tem uma bagagem e uma sensibilidade para gente se orgulhar de ser brasileiro. Acabou virando um grande amigo", diz.

Irandhir Santos e Jackson Antunes vão contracenar juntos em "Pantanal" - Globo/João Miguel Jr. - Globo/João Miguel Jr.
Irandhir Santos e Jackson Antunes vão contracenar juntos em "Pantanal"
Imagem: Globo/João Miguel Jr.

Elogios

Jackson celebra ainda o reencontro com atores que já foram seus filhos na ficção, como Gabriel Sater, José Loreto e Renato Goes, além de amigos de longa data como Marcos Palmeiras e artistas que ele admira, como Osmar Prado e Dira Paes.

"Depois de dois anos de pandemia, o público merecia ser contemplado com uma paisagem como a de 'Pantanal.' Ser contemplado com personagens místicos, como Velho do Rio, em uma interpretação impecável de Osmar Prado. O Marcos Palmeira está tão maduro, tão inteiro, ao mesmo tempo, se confundindo com o papel dele porque ele protege a natureza desde sempre. Esse personagem vem coroar uma vida bonita e voltada para o bem. Ele está brilhando", avalia.

"O mesmo acontece com Dira, está em casa, é a mais linda atriz brasileira em cena, é 100% brasileira. Você vê o duelo entre Almir e Gabriel que estourou na web, o Brasil inteiro amou. Depois a chegada de Renato Teixeira. É uma chuva de ternura depois de uma pandemia e em meio a uma guerra no mundo", finaliza.