Topo

Afinal, o que é Top Gun? 5 curiosidades sobre os bastidores da franquia

Tom Cruise em cena de "Top Gun" Imagem: Divulgação

Mariana Assumpção

da Ingresso.com

23/05/2022 04h00

Um dos maiores filmes de 1986, "Top Gun: Ases Indomáveis" também foi um dos trabalhos responsáveis por transformar Tom Cruise no astro que conhecemos hoje.

Uma produção grandiosa, que traz cenas de ação eletrizantes e um retrato da época na qual foi desenvolvida, carrega alegrias, peculiaridades e dramas que ajudam a torná-la realmente inesquecível.

Aqui, você confere alguns fatos que marcaram os bastidores do filme.

1. INIMIGOS OCULTOS

Gravado em plena Guerra Fria, conflito protagonizado pelos Estados Unidos e pela União Soviética, o filme explorou esse contexto, mesmo que de forma velada. A princípio, a narrativa não explicita a nacionalidade dos pilotos inimigos, tampouco revela seus rostos. Porém, é fato que a tensão entre os dois países é um dos panos de fundo da história.

2. INSPIRAÇÃO EM MULHERES REAIS

A personagem Charlotte "Charlie" Blackwood, vivida por Kelly McGillis no longa de 1986, foi inspirada em uma importante figura feminina norte-americana. Durante suas pesquisas para o desenvolvimento do longa em Miramar, os produtores conheceram Christine Fox, uma instrutora de voo muito competente.

Além de ter seu nome imortalizado como inspiração para a personagem, Christine atuou como subsecretária do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 2013. Até hoje, nenhuma outra mulher alcançou um cargo tão importante no Pentágono.

3. UM HERÓI PARA SER LEMBRADO

Em meados da década de 80, os efeitos especiais dos cinemas eram, em sua maioria, efeitos visuais práticos. Maquetes em pequena escala e outras artimanhas de perspectiva foram amplamente utilizadas (como são até hoje), mas "Top Gun: Ases Indomáveis" prezava pelo realismo - e fez uso de aviões de verdade nos sets.

Arthur "Art" Scholl, piloto acrobático, foi contratado para trabalhar nos bastidores, mas morreu durante as filmagens, enquanto realizava uma manobra aérea. As causas do acidente ainda são imprecisas, e o primeiro longa da franquia é dedicado a ele.

4. INVESTIGADOS PELA MARINHA

Ávidos por entregar uma narrativa imersiva, com cenas que fizessem o espectador acreditar que toda a ação de fato aconteceu, a produção disparou mísseis reais durante as filmagens, com autorização da Marinha dos EUA.

Contudo, a equipe responsável pelos efeitos visuais realizou outras cenas de disparos, feitas com o auxílio de miniaturas de aviões e foguetes.

O trabalho que simulava a ação foi tão bem feito que as forças armadas norte-americanas conduziram uma investigação preliminar: foi necessário apurar se, de fato, nenhum outro disparo de míssil real havia sido feito sem autorização prévia.

5. AFINAL, O QUE É "TOP GUN"?

No vídeo acima, segundo conteúdo especial sobre "Top Gun" no nosso YouTube, o jornalista e crítico de cinema Roberto Sadovski responde a essa e outras questões sobre a franquia. No Almanaque Ingresso.com desta semana, você descobre muitas curiosidades incríveis sobre a saga, que está retornando este ano aos cinemas.

Em "Top Gun: Maverick", depois de décadas de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete parece ter achado o seu lugar. Quando o experiente piloto precisa treinar um grupo de graduados do Top Gun para uma missão especializada, encontra o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), filho de seu falecido amigo, o oficial Nick "Goose" Bradshaw.

Enfrentando um futuro incerto e confrontando os fantasmas do passado, Maverick é obrigado a encarar seus medos mais profundos, culminando em uma missão que exigirá sacrifícios daqueles escolhidos para voar.

Além de Tom Cruise, o elenco da sequência é formado por Jennifer Connelly, Val Kilmer, Ed Harris e Jon Hamm. O longa, dirigido por Joseph Kosinski, estreia no Brasil em 26 de maio, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso agora mesmo através do nosso site ou app.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Afinal, o que é Top Gun? 5 curiosidades sobre os bastidores da franquia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade