Topo

Viviane Araújo diz por que optou pela ovodoação para engravidar: 'Difícil'

Viviane Araújo está grávida de um menino, que se chamará Joaquim - Reprodução
Viviane Araújo está grávida de um menino, que se chamará Joaquim Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash

19/05/2022 11h45

A atriz Viviane Araújo, 47 anos, explicou os motivos que a levaram a recorrer à ovodoação para engravidar do marido, o empresário Guilherme Militão. A técnica de reprodução consiste na fertilização in vitro da gestante, a partir do óvulo fornecido por uma doadora.

"Quando eu fiz a inseminação, eu estava com 46 anos. Pela minha idade e pelo meu histórico, por ter tomado muito hormônio, eu já não ovulava mais, estava numa pré-menopausa. Tudo isso tornava difícil eu engravidar normalmente. Aí a gente procurou uma clínica de reprodução humana no Rio de Janeiro", relatou a artista ao podcast "Grão de Gente".

"O médico explicou o processo da mulher quando começa a ovular. O óvulo já não é tão saudável depois de uma certa idade. E aí ele falou da ovodoação, e eu falei: 'doutor, eu não tenho problema nenhum se meu óvulo tiver que ser doado'", recordou Viviane, grávida de cinco meses.

"Fiz a primeira tentativa [de fertilização] em novembro [de 2021] e não deu certo. [Mas] em dezembro, a Bruna, minha enfermeira, conseguiu uma doadora compatível. Em 16 de dezembro, a gente fez segunda tentativa e aí deu certo. Fiz o exame dia 24 e constatei que estava grávida. Foi lindo! Acordei ele na hora!", acrescentou a futura mamãe de Joaquim, sobre o momento em que deu a notícia ao esposo.

Fazendo tratamento hormonal para manter a gestação tardia, Viviane também aproveitou o espaço para rebater as críticas que recebeu por ter desfilado nessa situação como rainha de bateria da Salgueiro, no último Carnaval.

"Cada gestação é uma gestação. No Carnaval, eu estava ali porque era um costume meu, uma rotina minha. E recebi uns comentários: 'como você vai, como você pula assim? Você está grávida, não pode!" Mas tudo vai de acordo com a vida que leva", defendeu-se.