Topo

Estrela pornô que ofereceu 'noite quente' a Putin atuou em novela no Brasil

A estrela pornô Cicciolina fez uma proposta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin - Patrícia Santos/Folhapress
A estrela pornô Cicciolina fez uma proposta ao presidente da Rússia, Vladimir Putin Imagem: Patrícia Santos/Folhapress

Weslley Neto

De Splash, em São Paulo

19/05/2022 04h00

A ex-estrela pornô italiana Cicciolina, 70, chamou a atenção nas redes sociais após fazer uma proposta inesperada ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em uma publicação no Instagram, a famosa afirmou que dará ao político uma "noite de paixão" se ele encerrar o conflito iniciado pelos russos na Ucrânia.

"Minha mensagem de paz, contra a guerra e para o presidente russo Putin. Eu me ofereço para uma noite de sexo, em troca de paz para a Ucrânia, para o povo russo", escreveu a italiana. Até o momento, o presidente russo não se manifestou.

Após o sucesso com os filmes eróticos na década de 1970, Cicciolina também se tornou uma figura importante na política italiana e apareceu com destaque na TV brasileira.

Entrada na política

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada em 2019, Ilona Staller, nome de batismo de Cicciolina, nasceu em Budapeste, Hungria, e se naturalizou italiana ainda jovem. O conteúdo destaca que ela foi a primeira figura vinculada à pornografia a se envolver com a política.

A atriz pornô foi eleita ao parlamento italiano em 1987 com 20 mil votos, segunda candidata mais votada de seu partido, segundo a reportagem. Ela deixou a disputa política ao concluir seu mandato em 1991.

Antes de entrar para a política, o Daily Mail relata que Cicciolina era conhecida nacionalmente por trabalhos sensuais com o fotógrafo e cineasta Riccardo Schicchim. A fama cresceu após uma entrevista em ela mostrou os seios ao vivo na TV italiana.

Levei uma nova onda ao Parlamento, e, mais do que do ponto de vista político, foi importante para a revolução comportamental e sexual.
Cicciolina à Folha de S.Paulo em 2019

O Daily Mail recorda que as principais políticas defendidas por Cicciolina no parlamento falavam sobre a legalização da prostituição, a defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo e o uso da cannabis para fins medicinais.

"Gostava de ser a diva do pornô. Era uma forma de expressão livre do corpo e da sensualidade", completou em conversa com a Folha de S.Paulo.

Famosa no Brasil

A fama de Cicciolina no Brasil vai além dos filmes pornôs em que ela foi protagonista. A italiana fez participações memoráveis em programas exibidos no país.

A atriz foi entrevistada por José Luiz Datena, então repórter da Band, durante a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Cicciolina aceitou mostrar um dos seios durante a conversa com o hoje apresentador do "Brasil Urgente".

Em 1997, a ex-deputada veio ao Brasil para uma participação na novela "Xica da Silva", escrita por Walcyr Carrasco e exibida pela TV Manchete. Ela interpretou Ludovica, que tenta se passar por uma princesa para aplicar um golpe.

Segundo relato da Folha de Londrina divulgado na época, Cicciolina apareceu nua em uma das cenas gravadas para a novela. Ela tomava banho em um rio acompanhada pelo protagonista João Fernandes (Victor Wagner).

chica - Divulgação - Divulgação
Victor Wagner e Cicciolina em cena da novela "Xica da Silva"
Imagem: Divulgação

Outra 'promessa' pela paz

Não é a primeira vez que Cicciolina fez uma proposta do tipo pensando na paz mundial. Em 2002, a italiana afirmou que se entregaria ao presidente iraquiano, Saddam Hussein, para colocar fim aos conflitos no Oriente Médio.

"Eu o faria tapando o nariz e fechando os olhos", afirmou a então ex-atriz pornô em conteúdo publicado pela AFP. Anteriormente, ela fez a mesa oferta ao então líder do Irã durante a Guerra do Golfo, em 1991.