Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Choro e tapas: como foi o barraco de Irma e Madeleine em 'Pantanal' de 1990

"Pantanal": Madeleine descobre que Irma dormiu com José Leôncio na primeira versão da novela - Reprodução
'Pantanal': Madeleine descobre que Irma dormiu com José Leôncio na primeira versão da novela Imagem: Reprodução

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

19/05/2022 12h00

A briga entre Irma (Camila Morgado) e Madeleine (Karine Teles) deu o que falar no capítulo de ontem de "Pantanal". A mãe de Jove (Jesuíta Barbosa) descobriu que sua irmã mais velha já havia ido ao Pantanal e, na ocasião, teve relações com José Leôncio (Marcos Palmeira). O barraco entre as duas teve direito a choro, xingamentos e uma declaração categórica: "Você morreu pra mim, Irma. Você não é mais minha irmã".

Mas você sabe como aconteceu a cena na primeira versão da novela?

Na versão atual, a briga acontece quando as duas irmãs estão na cozinha preparando uma refeição, enquanto, paralelamente, Mariana (Selma Egrei) comunica aos empregados que precisa demiti-los para cortar gastos. Enquanto Irma e Madeleine conversam sobre a rotina da mais nova no Pantanal, Irma deixa escapar sem querer que sente saudades do feijão de Filó (Dira Paes), um ato falho que confessa sua ida à fazenda de Zé. Este é o pontapé para toda a discussão.

pantanal - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Madeleine (Karine Teles) discutiu com Irma (Camila Morgado) em 'Pantanal'
Imagem: Reprodução/TV Globo

Na primeira versão da novela, exibida originalmente pela Rede Manchete em 1990, Irma (Elaine Cristina) e Madeleine (Ítala Nandi) estão conversando enquanto colocam a mesa do jantar, e Madeleine reclama por elas terem que cuidar da casa. Quando ela diz que detesta cozinhar, Irma a recorda: "É, mas tem mão boa para isso, fique sabendo". Em seguida, ela questiona: "Você aprendeu muita coisa com a Filó, não foi?"

A mãe de Jove se lembra de que as duas ficavam sozinhas na fazenda quando José Leôncio saía para as comitivas, e elas ficavam brincando e passando o tempo na cozinha. É neste momento que Irma comenta: "O tempero do feijão da Filó... Eu nunca vou esquecer."

Pantanal - Reprodução - Reprodução
Briga entre Madeleine (Ítala Nandi) e Irma (Elaine Cristina) começa por causa do feijão de Filó
Imagem: Reprodução

"Sua santinha enrustida!"

Madeleine entende imediatamente que a fala significa que Irma mentiu para ela. A mais velha tenta consertar e explicar que "se expressou mal", mas Madeleine rebate dizendo que sempre desconfiou que a irmã teria ido ao Pantanal pelas suas costas.

"Você acha que eu acreditei naquela história que você me contou uma vez, aquela sua viagem para Punta Del Este, aquele homem por quem você era apaixonada, que era casado? Você nunca teve estrutura pra isso, Irma! Você teve estrutura pra ir lá para o Pantanal e dormir com o meu marido!", diz Madeleine, em uma fala que foi reproduzida com fidelidade pela personagem de Karine Teles.

A briga continua e eventualmente se torna física. Madeleine começa a dar tapas nos braços de Irma e a chama de "santinha enrustida" e "nojentinha". Eventualmente, Irma resolve confessar a verdade, mas se justifica.

"Foi! Foi, é verdade. Mas eu nunca pensei nisso, Madeleine, eu juro por Deus. Eu não fui lá para isso. Eu juro pela alma do papai."

'Pantanal': Irma (Elaine Cristina) é confrontada por Madeleine (Ítala Nandi) por causa de José Leôncio (Claudio Marzo) - Reprodução - Reprodução
'Pantanal': Irma (Elaine Cristina) é confrontada por Madeleine (Ítala Nandi) por causa de José Leôncio (Claudio Marzo)
Imagem: Reprodução

Neste momento, a mãe das duas se aproxima e vê a cena. Madeleine, então, conta que Irma dormiu com José Leôncio. A tia de Jove segue com as justificativas.

"Ele não era mais seu marido. Você o havia abandonado, você havia roubado o filho dele. Eu não traí ninguém."

Enquanto Irma foge escada acima aos prantos, Madeleine declara: "Você não é mais minha irmã. Some da minha vista, some da minha frente."

Quando Irma sobe as escadas, Madeleine continua chorando, e é repreendida pela mãe: "Para que isso, Madeleine? Ciúmes, depois de tantos anos?" Madeleine comenta que a situação toda é uma "estupidez":

"Que estupidez. 20 anos nessa casa falando em Zé Leôncio como se ele fosse a coisa mais importante de nossa vida. Vivendo de lembranças, eu, e agora fico sabendo que minha pobre irmã também."

Mariana incentiva a filha a conversar com a irmã, para que as duas não fiquem tão magoadas. "Madeleine, você de qualquer jeito teve a sua vida. Ela, não."

A cena termina com Madeleine declarando que, apesar de tudo, ama a irmã.