Topo

Polêmica, choro e 'frustração': entenda a treta entre Samantha e Juliette

Samantha Schmütz pede desculpas a Juliette após questionar se paraibana é artista Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

18/05/2022 15h34

O que é ser artista? O debate tomou conta da internet nos últimos dois dias após Samantha Schmütz questionar uma fala de Juliette Freire na qual a paraibana se colocava como artista e afirmava que a classe tem a obrigação de se posicionar com tudo que atinge a sociedade.

Se você não esteja por dentro, o Splash explica como surgiu a polêmica, a repercussão tomada nas redes sociais e o que levou Samantha a começar a treta.

O comentário da vencedora do "BBB 21" foi exibido no "Altas Horas" do último sábado, mas compartilhado pelo perfil da Mídia NINJA no Instagram, espaço usado pela humorista, na segunda-feira, para questionar se a ex-BBB era uma artista.

"Bom, eu acho que, como pessoa anônima eu já fazia questão de participar de tudo aquilo que refletisse na sociedade, ou em mim, ou contribuir para alguma coisa positiva e como artista acho que é obrigação. A gente tá em um lugar de destaque, a nossa carreira não é só para nós, a gente tem um papel social. Então eu acho que tudo que atinge a sociedade nos diz respeito. Eu, como artista hoje, que estou me tornando, que sou, acho que é obrigação", disse Juliette no programa de Serginho Groisman.

"Acho ótimo se posicionar, mas ela é artista?", questionou Samantha, que apagou o comentário minutos depois, mas não evitou a polêmica.

Repercussão entre anônimos e famosos

Antes que apagasse o comentário no Instagram, Samantha gerou uma chuva de críticas tanto entre anônimos como famosos. Anitta, que contribuiu nos primeiros passos musicais de Juliette, usou o Instagram Stories para divulgar a novo videoclipe da paraibana, "Cansada de Dançar", e defendê-la. "Olhei [o clipe] e gritei artista", escreveu Anitta.

Ex-BBBs também saíram a favor de Juliette. Lumena Aleluia destacou que "o Brasil respira arte? O nordeste respira arte. Ser ex-BBB não pode ser parâmetro pra desmerecer a jornada anterior e posterior dos participantes do programa. Se inventar e se reinventar é pura arte". João Luiz e Pocah, que também participaram da 21° edição ao lado de Juliette, também usaram a rede social para apoiá-la.

Até a mexicana Gabriela Spanic, conhecida por atuar em "A Usurpadora", compartilhou um versículo bíblico para apoiar a brasileira após um fã pedir para que a atriz deixasse uma mensagem para a cantora. "Siga adiante, linda", completou.

Já Felipe Neto, que também defendeu a posição Juliette como artista, pediu para que os internautas não atacassem Samantha Schumtz. "Eu amo a Samantha Schmütz e, do fundo do meu coração, para uma pessoa que eu admiro muito e gosto muito e com quem eu já troquei uma ideia algumas vezes e é um amor de pessoa... Não foi legal, Sam! Não cabe a gente dizer o que é arte, Sam", disse.

Resposta de Juliette: "artista e aprendiz"

Um dia depois, Juliette quebrou o silêncio e falou sobre o assunto. "A arte abraça, encanta, emociona e transcende qualquer rótulo. Ser artista é algo tão bonito e maior que tudo isso. É tocar o outro com o que há de melhor em você, é doação, é amor, é verdade. Então, sim, eu sou artista e aprendiz de muita coisa", escreveu a maquiadora em postagem no Twitter.

Mas, antes de comentar a polêmica publicamente, ela foi vista chorando ao abraçar fãs após participar do "TVZ - Ao Vivo", programa do Multishow, na última segunda. Ela recebeu elogios e presentes dos fãs que estavam no local.

Samantha pede desculpas: "frustração"

A humorista voltou às redes sociais hoje para pedir desculpas. Segundo ela, em vídeo no qual aparece chorando, o comentário foi motivado por "frustação". Vale lembrar que ela também tem uma carreira musical, mas já teve de ouvir que não era cantora em rede nacional por Miguel Falabella.

"Eu fiz esse comentário porque em algum lugar me tocou. Tá muita confusão hoje em dia a nossa indústria, a nossa profissão. Celebridade, famoso, tá tudo misturado, vira ator, vira atriz, vira artista... E eu não sei, eu joguei essa minha frustração na Juliette", disse em vídeo.

E continuou: "É muito difícil ser artista independente se você não tem a máquina te ajudando e te fortalecendo. Os artistas são massacrados, eu vejo milhões de amigos meus tendo que desistir por conta disso, porque não tendo a ajuda do algoritmo a coisa não anda".

As artistas já se conheciam antes da polêmica. As duas participaram de uma campanha publicitária em 2021 e chegaram a gravar vídeos divertidos dos bastidores para o Instagram. Após a treta, Juliette deixou de seguir Samantha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Polêmica, choro e 'frustração': entenda a treta entre Samantha e Juliette - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade