Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Diabo, romance, sumiço: o que acontece com Trindade em 'Pantanal'?

Gabriel Sater, filho de Almir Sater, vai entrar em "Pantanal" como Trindade - Globo/João Miguel Júnior
Gabriel Sater, filho de Almir Sater, vai entrar em 'Pantanal' como Trindade Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

17/05/2022 04h00

Xeréu Trindade, interpretado pelo ator Gabriel Sater, chegou ao remake de "Pantanal", da TV Globo, na última semana. As primeiras cenas do personagem repercutiram bastante na web, tanto pelo desempenho do artista quanto pela história do peão.

Gabriel assume o personagem que foi de seu pai, Almir Sater, em 1990, além de contracenar com ele na atual versão. Agora, Almir dá vida a Eugênio. A cena em que os dois se encontram na trama e tocam viola juntos foi elogiada pelo público.

"Dividir as cenas com meu pai, com certeza, é um dos momentos mais especiais da novela e representando um papel que um dia foi dele! Forte emoção e grande responsabilidade", afirmou o ator em seu Instagram.

Mas o que vai acontecer com Trindade ao longo da trama adaptada por Bruno Luperi?

Pacto com o diabo

Trindade chegou à novela em uma cena na qual ele invoca o diabo para salvar o Velho do Rio (Osmar Prado). O personagem interpretado por Osmar Prado havia levado um tiro de espingarda da Muda (Bella Campos) e estava à beira da morte.

Depois de salvar o Velho, Trindade acabou encontrando a fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira). Não conquistou a confiança dos peões no início, no entanto, Tibério (Guito) permitiu que o violeiro permanecesse por uma noite. Quando ele tocou sua viola enfeitiçada pelo diabo, ele acabou conquistando seu espaço.

Ao longo da trama, Trindade ainda vai chamar a atenção dos peões de José Leôncio por causa de seus poderes sobrenaturais e visões do futuro.

Romance com Irma

Trindade se encantará por Irma (Camila Morgado) e eles vão viver um romance no remake das 21h. Isso vai acontecer quando Irma voltar ao Pantanal para reconquistar o ex-cunhado, José Leôncio, mas vai mudar de idade quando conhecer o novo violeiro da fazenda.

Assim como na versão original, Irma vai esquecer o pai de Jove (Jesuita Barbosa) para ficar com Trindade. Se o autor Bruno Luperi seguir os caminhos de Benedito Ruy Barbosa, quem escreveu a versão original, os dois ainda terão um filho.

Em bate-papo com Splash, Gabriel falou sobre as primeiras cenas gravadas. "Já estamos gravando cenas interessantes. Há um terceiro nesse envolvimento, muito ciúme e cenas que vão aquecer a telinha... É um amor real, de carne, paixão, pé no chão e coração fervendo mesmo", adiantou ele.

O ator também fez elogios à parceira de cena. "Trabalhar com a Camila, por si só, é um privilégio. Sou fã dela antes de conhecê-la. Quando você tem a oportunidade de trabalhar diariamente com uma pessoa que joga para valer e se entrega de corpo e alma, é muito gratificante. É tudo o que a gente espera e sonha para um trabalho", disse.

Trindade chega até o final da trama?

Assim como apareceu misteriosamente no Pantanal, Trindade vai deixar o local da mesma forma, caso Bruno Luperi mantenha o que foi escrito em 1990. O violeiro vai abandonar o Pantanal e deixar Irma grávida de um filho seu. Ele vai tomar essa decisão após a personagem procurar uma consulta médica para cuidar da gestação, contraindo os ideais do pai do bebê, que tem pacto com o diabo.

Na versão de 1990, Irma chega a pedir perdão pelo que fez, mas Trindade diz que o encanto foi quebrado e ele, em breve, vai deixar o Pantanal. É o que acontece poucos capítulos depois. Ao amanhecer, os peões percebem a falta de Trindade e comunicam a Zé Leôncio que ele foi embora da fazenda.

Na reta final da trama, ele retorna para fazer o parto do próprio filho. Com dificuldades para parir, Irma recebe a visita do peão que aparece misteriosamente em seu quarto ao som de uma viola.

"Parece que ele está esperando o pai dele", diz Trindade. "Escutei o chamado dele. Chega de sofrimento. Deixa ele nascer. Traz ele para esse mundo", completa o personagem na versão de 1990.

Todos ficam surpresos com a aparição de Trindade, que, antes de ir embora, pede a Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos na atual versão) para cuidar de Irma e da criança.