Topo

Antes da TV, atriz da Record trabalhou em shopping e limpando chão de obra

Debora Satori fez a estreia na TV ao viver Bília de "Reis" - Divulgação/ Record
Debora Satori fez a estreia na TV ao viver Bília de 'Reis' Imagem: Divulgação/ Record

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

17/05/2022 04h00

A atriz Débora Sartori, 31, fez a sua estreia na TV na série 'Reis', da Record TV, como a personagem Bília, esposa de Obede (Alex Morenno) e mãe de Jesse (Miguel Venerabile). No entanto, a sua carreira na atuação já tem mais de 15 anos, quando começou a trabalhar com teatro. "Me apaixonei e não sai mais", conta em entrevista a Splash.

O sonho de Sartori era viver apenas da arte, mas como ela própria define, "é muito difícil se manter apenas com o teatro no Brasil". Focada em alcançar seus objetivos e se manter financeiramente, a jovem não viu problema em trabalhar com diferentes empregos, como o de animadora de festa infantil, técnica em nutrição e faxineira.

"Eu trabalhava na limpeza pós-obras, quando os prédios ainda estavam sendo construídos", lembra. "Este trabalho mudou a minha maneira de enxergar as pessoas que todos consideram invisíveis. Quando encontro pessoas que trabalham com a limpeza de lugares, na balada, por exemplo, eu busco os olhares delas."

Segundo conta, o ofício era bastante positivo, pois a remuneração era boa. No entanto, a experiência também rendeu momentos de desconforto: "já até disseram que eu era muito branca para isso". "Estávamos em quatro amigos, e éramos novinhos, uns 20 anos. A gente foi limpar um duplex de uma mulher, em São Paulo. Ela ficou inconformada, olhando para a gente incomodada. Até o momento que ela não aguentou e falou: 'Por que vocês trabalham com limpeza? Por que vocês não trabalham com outra coisa?'. Ela disse que éramos muito bonitos para isso, que éramos muito brancos."

Pandemia

Assim como milhares de artistas, Débora Sartori sofreu com a pandemia do coronavírus. À época, ela estava em cartaz com uma peça de teatro, mas foi obrigada a mudar os planos quando a apresentação foi cancelada em decorrência do distanciamento social imposto. "Foi muito difícil, a pandemia acabou com os sonhos de todo mundo."

Para conseguir se manter durante o período, a atriz se aventurou como vendedora de shopping. "Eu fui trabalhar em um quiosque que vendia máscaras", conta. "Inclusive, eu dei uma pirada esse tempo, porque eu também cuido da minha mãe, e ela é já tem uma certa idade, é debilitada."

Reis

Sartori conta com mais de 30 peças em sua carreira e é formada pela Escola Nacional de Teatro, em Santo André (SP). Mesmo com o coração batendo mais forte pelo teatro, a atriz se jogou na oportunidade de ganhar destaque em 'Reis', a série bíblica da Record TV.

Para conseguir o papel de Bília, ela conta ter focado seus esforços na divulgação de seu trabalho como atriz, então fez fotos promocionais e vídeos atuando, tudo com o objetivo de conseguir um espaço no audiovisual.

O convite para 'Reis' veio por meio do agente Dell Santos e logo se tornou uma felicidade para Sartori. "Fiquei muito feliz com a oportunidade e a produção incrível. É uma delícia trabalhar para eles [Record], a equipe é maravilhosa. Todo mundo é muito gente boa e muito acolhedor."

Como nunca tinha trabalho em TV antes, tive medo, mas o Juan [Pablo Pires, diretor da série], ajudou muito. Criamos vínculos, o que deixou tudo muito mais leve.