Topo

Como ator de 'Chiquititas' e os pais foram assassinados em 2019?

Rafael Miguel e a namorada Isabela Tibcherani, em 2019 - Reprodução/Instagram
Rafael Miguel e a namorada Isabela Tibcherani, em 2019 Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

16/05/2022 18h08

Paulo Cupertino, principal suspeito de assassinar o ator Rafael Miguel e os pais do jovem, foi preso hoje. O crime ocorreu em junho de 2019, e e o acusado estava foragido há quase três anos.

Ele foi detido por policiais da 6ª seccional e encaminhado para o 98º Distrito Policial, localizado no Jardim Miriam, zona sul de São Paulo.

A informação foi confirmada a Splash pela delegacia. Na sequência, ele foi levado para a DGP (Delegacia Geral de Polícia).

Como foi o crime?

O ator Rafael Miguel, 22 anos, que interpretou Paçoca na novela "Chiquititas", do SBT e seus pais, João Alcisio Miguel, de 52 anos, Miriam Selma Miguel, de 50, foram assassinados em junho de 2019 em São Paulo.

Rafael e seus pais foram até a casa da namorada do jovem, Isabela Tibcherani, de 18 anos, e foram baleado por volta das 13h55, na Estrada do Alvarenga, no bairro Pedreira, na zona sul da Capital.

O pai da namorada de Rafael, Paulo Cupertino Matias, teria sido o autor dos disparos. De acordo com laudo, o ator foi atingido por sete dos 13 tiros disparados pelo suspeito.

O comerciante era contra o namoro da filha com Rafael. No mesmo mês, a Justiça decretou a prisão temporária do comerciante, que ainda está foragido. Ele é acusado por triplo homicídio duplamente qualificado.

"Meu pai me mandou entrar e começou a atirar", diz Isabela

Em entrevista ao "Balanço Geral" após o crime, da TV Record, Isabela Tibcherani disse que jamais imaginou que o seu pai fosse reagir dessa forma.

"Ainda não consigo acreditar, mas estou me esforçando. Juro que o máximo que pensei que fosse possível era meu pai sair na mão. Mas quando eles [Rafael e os pais] chegaram, ele me mandou entrar e começou a atirar", relatou.

Ainda durante a entrevista, Isabela também negou a hipótese de estar grávida de Rafael. "Chegaram a dizer que eu estava grávida, que eles estavam indo para esclarecer a gravidez, o que não é verdade. A gente estava há muito tempo sem se ver", contou.

Isabela afirmou ainda na época que a mãe dela não ficou ao seu lado e que não iria ajudar nas investigações.

Paradeiro de Cupertino

No fim de outubro de 2020, alguns veículos de imprensa chegaram a informar que Cupertino havia sido preso em uma blitz de trânsito na cidade de Centenário do Sul, no interior do Paraná. A notícia, no entanto, foi desmentida pela polícia de São Paulo, que alegou que a PM do Paraná se equivocou na comunicação.

Dias antes, foi descoberto que Cupertino fez um documento falso no Paraná, utilizando uma certidão de nascimento, a princípio verdadeira, em nome de outra pessoa. De acordo com informações do "Domingo Espetacular", da TV Record, ele teria se escondido no fim de 2020 em uma fazenda em Eldorado (MS), mas fugiu do local poucas horas antes da chegada de agentes da Polícia Civil de São Paulo.

Uma equipe policial também esteve em diligências na cidade de Liberación, no Paraguai, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro do ano passado, após receber informação de que o acusado estava em uma fazenda na região.

A prisão, de fato, só aconteceu hoje em São Paulo