Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Pantanal': Levi ou Tibério? Veja com quem Muda termina na versão de 1990

Tibério (Guito) e Muda (Bella Campos) têm relação com altos e baixos em "Pantanal" - Victor Pollak/TV Globo
Tibério (Guito) e Muda (Bella Campos) têm relação com altos e baixos em 'Pantanal' Imagem: Victor Pollak/TV Globo

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

14/05/2022 04h00

Muda (Bella Campos) está dando o que falar em 'Pantanal'. A personagem que se aproximou de Juma (Alanis Guillen) após chegar à região em busca de vingança, agora está prestes a se envolver em uma espécie de triângulo amoroso. Alvo do afeto do peão Tibério (Guito), ela também chama a atenção de Levi (Leandro Lima) depois que passa a trabalhar na fazenda de Zé Leôncio (Marcos Palmeira).

Antes de perseguir Muda, Levi também deve se interessar por Maria Bruaca (Isabel Teixeira), esposa de Tenório (Murilo Benício). Além disso, ele deve tentar assediar a mais nova em uma das cenas nos capítulos seguintes.

Leandro Lima conta que chegou a levar uma mordida de verdade enquanto filmava uma cena picante com Bella Campos, e a relação entre os dois promete ser conturbada, e também causar muitos desentendimentos entre os peões.

Mas afinal, quem ficará com a Muda?

Na versão original da novela de 1990, Tibério e Levi entram em conflito direto por causa da moça. Levi fica obcecado por Muda, e não consegue desistir dela mesmo após ela deixar claro que não está interessada por ele.

É no momento em que Levi tenta agarrar Muda que Tibério entra em cena para interceder pela amada. Isso acaba gerando uma briga entre os peões, e Levi dá uma facada na barriga de Tibério, que sobrevive apesar da gravidade do ferimento.

Levi (Leandro Lima) é peão ambicioso em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Levi (Leandro Lima) é peão ambicioso em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Na segunda vez em que os dois se desentendem, as coisas ficam um pouco mais sérias, e Levi encontra um fim trágico: ele é devorado por piranhas no rio.

"Ouvi dizer que vão gravar duas versões", disse Leandro, em entrevista a Splash, sobre o desfecho de Levi na versão atual do folhetim. "O final dele deve ser trágico de qualquer maneira, precisa cumprir esse papel. Mas espero muito vê-lo sendo comido pelas piranhas!"

E Muda e Tibério?

Os dois terminam juntos na novela de 1990, mas não sem passarem por alguns percalços pelo caminho.

Apesar da proximidade com Juma, Muda segue determinada a cumprir sua vingança pela morte do pai pelas mãos de Gil (Enrique Diaz). Mas, agora, sua fúria está destinada ao fazendeiro Tenório, que ela descobre ser o verdadeiro causador das tragédias.

Essa busca incessante de Muda por vingança faz com que os dois se desentendam, já que Tibério é contra a violência e quer que ela siga em frente.

Mesmo com as desavenças, o final é feliz. Muda eventualmente desiste da sua vingança, e percebe que encontrará a paz que procura em Tibério. O capítulo final da novela mostra os dois juntinhos no casamento de Zé Leôncio com Filó (Dira Paes).