Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Sem rede social: como foi a vingança da ex de Jove em 'Pantanal' original?

Na novela "Pantanal" exibida em 1990 a ex-namorada de Jove se chamava Nalvinha e era interpretada por Flávia Monteiro  - Reprodução/Manchete
Na novela 'Pantanal' exibida em 1990 a ex-namorada de Jove se chamava Nalvinha e era interpretada por Flávia Monteiro Imagem: Reprodução/Manchete

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

13/05/2022 04h00Atualizada em 13/05/2022 15h06

Nayara (Victoria Rossetti), ex-namorada de Jove (Jesuíta Barbosa), é uma das personagens que mais mudaram em relação à versão original de "Pantanal", exibida em 1990. A começar pelo nome, que foi trocado para o remake. Na primeira novela ela se chamava Nalvinha (Flavia Monteiro) e era uma jovem mimada que não aceitava o fim do relacionamento com o aspirante a fotógrafo.

No remake da Globo, a ex de Jove é influenciadora digital, profissão que nem existia há 32 anos. A garota prepara uma vingança —que deve ser exibida amanhã (14)— após confrontar Juma (Alanis Guillen) e ser jogada pela pantaneira na piscina. Após ser preterida por Jove, Nayara publicará um textão de desabafo nas redes sociais.

De volta a 1990, o enredo foi bem diferente. Quando Jove (Marcos Winter) foi para o Pantanal sem nem ao mesmo avisar Nalvinha, a garota passou a espalhar mentiras sobre o ex-namorado. Disse para a família dele que ele tinha tirado sua virgindade —um tabu na época— e que estava grávida depois de uma sessão de fotos nua em um motel.

Fora da casa do ex-namorado, Nalvinha passou a espalhar que ele não gostava de mulher e era uma "bichona louca". As falas e atitudes homofóbicas —bastante comuns na versão original da Manchete— foram outra mudança considerável que precisou ser adaptada para os novos tempos.

nalvinha - Reprodução/Manchete - Reprodução/Manchete
Nalvinha (Flavia Monteiro) depois de ter sido jogada por Juma na piscina em 'Pantanal' (1990)
Imagem: Reprodução/Manchete

A atitude de Jove com Nalvinha também muda. Em 1990, ele chega à mansão da família logo depois que sua ex sai da piscina e dá um sermão na garota, pegando ela com força pelos braços. Apesar da atitude bastante machista e violenta, ele brinca com os boatos que a jovem espalhou.

"Quer dizer que você espalhou para todo mundo que eu sou uma bicha louca?", diz Jove. "Eu não falei isso. Nunca falei que você é uma bicha louca", responde Nalvinha. "Mas eu sou, sabia? Uma bicha, uma bicha louquíssima", devolve o ex enquanto sai de cena rebolando.

A despedida do casal também é bastante diferente da conversa pacífica que Jove e Nayara tiveram no capítulo exibido terça-feira (10). Na novela de 1990 Jove passa na casa da ex-namorada e a leva para um mirante. Confiante de que se reconciliará, Nalvinha acaba decepcionada quando o rapaz a questiona sobre a mentira da gravidez e diz que ama Juma.

A forma que a garota trata Juma também foi adaptada. Enquanto na versão original Nalvinha chama a garota o tempo todo de "índia", em 2022 Nayara xinga a atual de Jove de "piranha" e "vagabunda". E, em vez de justificar o término espalhando que o rapaz é homossexual, como fez Nalvinha, Nayara diz que tinha um relacionamento aberto.