Topo

'Deus e o Diabo na Terra do Sol' ganha 1º teaser de versão restaurada em 4K

De Splash, em São Paulo

13/05/2022 09h30

A cópia restaurada em 4K de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, acaba de ganhar o primeiro teaser oficial e você vê com exclusividade aqui em Splash (veja acima).

O longa-metragem será exibido no 75º Festival de Cannes na mostra Cannes Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial. A sessão acontece no dia 18 de maio, às 16h (GMT+2), na sala Buñuel.

O projeto teve início em 2019, quando o produtor Lino Meireles se uniu à diretora Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha, para a restauração em 4K de uma das principais obras do cinema brasileiro.

O projeto foi finalizado em 2022, mais de 40 anos depois da morte do realizador baiano.

Segundo longa-metragem de Glauber Rocha e considerado um marco do Cinema Novo, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" estreou mundialmente na competição de Cannes em 1964, sendo indicado à Palma de Ouro.

O filme foi lançado nos cinemas do Brasil em julho do mesmo ano. O legado do diretor inclui longas-metragens como “Barravento” (1962), “Terra em Transe” (1967), “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro” (1969), “O Leão de Sete Cabeças” (1970), entre outros.

"É um ciclo completo para a nossa restauração, onde o filme será reexibido pela primeira vez no mesmo local em que estreou. Que seja um novo chamado de resistência cultural”, afirma o produtor Lino Meireles, diretor do premiado longa-metragem “Candango: Memórias do Festival”. “Num país com a cultura tão depreciada, com a produção artística sofrendo ataques, fizemos um esforço de contracorrente. Isso só é possível porque o filme tem a força própria dele", explica a diretora Paloma Rocha.

O filme conta a história do vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães), que fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. No ermo brasileiro, violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião (Lídio Silva), que se diz divino, e Corisco (Othon Bastos), que se descreve como demoníaco. Amarrar seus destinos com essas figuras é uma decisão trágica, no entanto, pois o mercenário Antonio das Mortes (Maurício dos Valles) está em seu encalço.