Topo

Jade pode? Globo já deu um jeitinho de ex-BBBs atuarem mesmo sem DRT

Jade Picon, Kaysar e Grazi Massafera: a Globo já deu um jeito de BBBs atuarem Imagem: Reprodução/Internet

Rebecca Vettore

Colaboração para UOL

12/05/2022 15h58

A escalação da ex-BBB Jade Picon para a próxima novela de Gloria Perez está dando o que falar. A informação, que foi confirmada por Lucas Pasin, colunista de Splash, virou polêmica, porque a famosa não tem DRT, o registro profissional de ator/atriz na carteira de trabalho, e nunca atuou ou estudou atuação.

As atrizes Anna Rita, que já foi da Globo, e Nina Tomsic e Ana Hikari, que estão na novela das 19h, se mostraram bastante irritadas com a possibilidade de Jade trabalhar em uma produção.

"Meus dez anos de curso de teatro se encontram de luto após essa notícia", disse Anna Rita no Stories do Instagram. "Duvido aguentar um dia. Nossa profissão é pra gente qualificada. Não tem glamour, não é fácil e não é qualquer um que faz."

Os posts foram apagados, mas a revolta não ficou apenas nas redes sociais. Em pouco mais de 24 horas, o Sated-RJ (Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro) recebeu mais de 3.000 ligações de filiados e não filiados do Brasil pedindo esclarecimentos e cobrando uma posição da entidade.

"Já conversei com a emissora, notifiquei que ela não tinha DRT e me disseram que ela tinha registro de modelo. Mas o registro de modelo não serve", esclareceu Hugo Gross, presidente do sindicato, ao jornal Folha de S.Paulo.

"Conversei com presidentes de outros sindicatos e estamos fechados. Não vamos deixar mais isso acontecer. Não estamos aqui para atrapalhar a vida de ninguém, estamos para cumprir a lei. Sem registro profissional, a Jade não trabalha."

Por enquanto, a emissora não se posicionou a respeito da resposta do sindicato. Mas essa não foi a primeira vez que uma pessoa foi escalada para uma programação global sem ter o registro profissional.

BBB 22: Rafa Kalimann participa do 'BBB A Eliminação - Inimigos do Fim' Imagem: Reprodução/Multishow

A influenciadora participou da série da Rensga Hits, da Globoplay, mesmo sem ter DRT.

A ex-BBB já havia gravado uma parte da produção, quando a emissora foi denunciada por atores desempregados. Eles cobraram da Globo que a ex-apresentadora tivesse um registro profissional para atuar.

Depois de ficar em "maus lençóis", a emissora conseguiu uma autorização especial do Sindicato dos Artistas para que Rafa continuasse trabalhando.

"A Rafa Kalimann fez vários cursos de teatro ao longo de sua vida e ainda apresentou uma autorização específica para aquele determinado personagem", disse Gross.

Grazi Massafera

Grazi Massafera durante entrevista ao canal do YouTube de Angélica Imagem: Reprodução/YouTube

Grazi Massafera é outro exemplo de ex-BBB que não era atriz e nem tinha feito cursos na área quando começou a ser escalada na Globo.

Durante a exibição do programa "Altas Horas" em abril, a famosa afirmou que sua transição de carreira após o "Big Brother Brasil 5" foi feita "de forma irresponsável".

"Eu era ex-BBB, né? Não era atriz. Fui me transformando aos olhos de vocês, com as críticas de todo mundo, sem formação nenhuma. No início [foi] até de forma irresponsável, porque eu queria fazer dinheiro."

Kaysar Dadour

Vencedor na categoria "Melhor Ator Coadjuvante", Kaysar Dadour foi o único indicado com escolha unânime entre o bolão dos jornalistas Imagem: Estevam Avellar/Globo

O ex-BBB estreou na novela "Órfãos da Terra", um ano depois de sair do reality. Formado em hotelaria, o famoso recebeu elogios por sua atuação na produção. Depois da estreia, Kaysar trabalhou nas séries "Carcereiros" e "Passaporte para Liberdade".

Mas seu desempenho como ator não tem sido bem visto por todos. Mionzinho, ex-assistente de palco do programa "Legendários", ficou bravo ao ouvir Kaysar ser chamado de ator durante o programa "Conversa com Bial" em 2019.

"Acabei de ver Bial anunciar o Kaysar como 'ator'. Eu gostaria de saber onde ele estudou para tirar o DRT em 6 meses, o meu eu levei 3 anos de estudos", questionou o ex-assistente de palco.

Tati Pink

Tati Pink, do 'BBB 5', tem canal no YouTube e sonha com programa culinário Imagem: Reprodução/Instagram

A ex-companheira de Grazi Massafera e Jean Wyllys no "BBB 5", apesar de não ser atriz de formação, trabalhou durante três anos no programa "Zorra Total" da Globo.

Depois da experiência, a famosa resolveu voltar para Pernambuco, sua cidade natal. Atualmente Tati trabalha como influenciadora e tem um canal de culinária no Youtube.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jade pode? Globo já deu um jeitinho de ex-BBBs atuarem mesmo sem DRT - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade