Topo

Rafaella Tuma: Quem é a criadora de animações que estão bombando nas redes

Notada por Xuxa e fenômeno nas redes, a ilustradora Rafaella Tuma trabalhou em estúdios de animação antes de investir em projetos próprios - Reprodução/Instagram/@rafaellatuma
Notada por Xuxa e fenômeno nas redes, a ilustradora Rafaella Tuma trabalhou em estúdios de animação antes de investir em projetos próprios Imagem: Reprodução/Instagram/@rafaellatuma

Pietra Carvalho

De Splash, em São Paulo

11/05/2022 04h00Atualizada em 28/12/2022 11h14

Rafaella Tuma, 33, ganhou quase 400 mil seguidores apenas nos últimos 10 dias com o sucesso de seu trabalho ilustrando áudios bem-humorados. Os vídeos da ilustradora de Ribeirão Preto (SP) vêm alcançando marcas impressionantes no Instagram. Em apenas um deles, de um menino que cria sua própria versão do Hino Nacional, já são mais de 10 milhões de visualizações.

E o sucesso já se espalhou também por outras produções da designer paulista. Em conversa com o UOL, Rafaella contou que começou a trabalhar nos próximos desenhos já às vésperas dos 30 anos, mas seu contato com a arte não veio do dia para a noite: desde os 18, quando entrou na faculdade de design gráfico, ela trabalha com filmes, séries e outros tipos de animação.


"Quando eu era criança comia terra e cola, comecei a desenhar quando já tinha quase 30 anos", brincou a ilustradora ao ser questionada sobre seu contato com a arte nos primeiros anos de vida. "Mas entrei no mundo da arte digital cedo, trabalhei muito com agências de publicidade, cinema, livro, games...e já tive meu próprio estúdio de animação, que foi onde me descobri como ilustradora".

Rafaella detalha que seu papel no estúdio que criou era majoritariamente administrativo, na direção dos projetos. Tudo mudou quando, em meio ao dia a dia, a então empreendedora percebeu que "estava deixando para trás seu lado artístico". "Do dia para a noite" ela decidiu fechar a empresa e começou a trabalhar como ilustradora independente.

Mas diante do sucesso recém-conquistado, a paulista destaca que já havia investido em muitos outros projetos antes de bombar na internet.

"Comecei a trabalhar com 13 anos de idade, então já fui vendedora de tudo quanto é coisa - de carro, de seguro, de roupa, de sapato -, já fui telemarketing, já trabalhei em hotel, em Kumon, etc...", contou ao UOL. "Fiz tudo que apareceu na minha frente, duas faculdades, pós-graduação, vários cursos livres, muitos estudos por conta, estudos com amigos da área, grupos, aqui é brasileiragem e correr atrás dos sonhos", declarou.

Ao comentar a repercussão e os números impressionantes de seus vídeos de humor, que aliam desenhos com traços simples e áudios virais, Rafaella analisa que mesmo tendo trabalhado com "animações muito mais demoradas e complexas", nenhum outro projeto deu "um abraço tão quentinho em quem está assistindo como essas últimas".

"Eu tenho vários preferidos, não consigo escolher um. Eu amo o do menino que está rezando e mistura a música da igreja com a da barata, amo o do hino nacional cantado todo errado e da senhorinha gaga que está sendo entrevistada", lista.

Até o momento, a ilustradora produz as postagens 100% sozinha, desenhando e editando os vídeos, no que ela define como um estilo "até então novo" para ela.

"Eu não vou montar um conto de fadas humilde aqui e dizer que eu fiz um vídeo despretensiosamente e que viralizou do nada. Definitivamente não foi do nada e nem na surpresa. Estou nas redes sociais há um bom tempo, já tentei vários tipos de vídeos, já viralizei antes - fazendo personagens, fazendo princesas, ensinando a desenhar. Esse formato foi um dos vários testes que fiz e, pessoalmente, o que eu mais curti fazer também, então insisti nele", explica.

Mesmo "empolgada" com a repercussão positiva, Rafaella deixa claro que "tem os pés no chão" sobre seus planos para o futuro. Trabalhando na produção de mais vídeos para as redes, ela pretende expandir seus projetos para além da internet, adiantando que suas artes irão "rodar" em outras mídias.

Já quando o assunto são os momentos mais surreais do reconhecimento em massa, a ilustradora destaca o dia em que foi notada pela "rainha dos baixinhos", Xuxa.

"Eu estava no shopping quando meu marido me grita: a Xuxa repostou você no feed dela! Fiz varias dancinhas no meio do shopping e passei o resto da semana cantando 'Xuxa rainha, o resto nadinha!'", brinca.