Topo

Mariana Xavier vai protagonizar comédia: 'A gente não quer ser só a cota'

A atriz Mariana Xavier - Reprodução/Instagram
A atriz Mariana Xavier Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

09/05/2022 04h00

Mariana Xavier está radiante. A atriz começa a rodar oficialmente hoje o filme "Doce Família", comédia em que fará a sua primeira protagonista solo. Rosto já bastante conhecido no cinema graças ao papel de Marcelina na trilogia "Minha Mãe é Uma Peça", maior sucesso de bilheteria nacional da história, ela ganha agora o papel principal, e comemora.

"É o tipo da coisa que a gente sonha, especialmente quando você tem um corpo como o meu fora do padrão. É mais um motivo para ser comemorado porque a perspectiva de isso acontecer é pequena", conta a atriz em entrevista exclusiva a Splash.

Em "Doce Família", Mariana será Tamara, uma confeiteira de sucesso que de repente se vê em um dilema. Apesar de estar feliz com seu corpo, ela precisa emagrecer para realizar o sonho de se casar com o mesmo vestido usado pela sua mãe, que é magra.

"Em geral as protagonistas são quase sempre dentro desse padrão surreal que alguém inventou. É muito legal poder fazer uma protagonista que humaniza corpos que normalmente são muito estereotipados. O fato de a Tamara ser uma mulher gorda, é só um detalhe na vida dela."

Interpretar uma mulher gorda e ao mesmo tempo feliz em sua vida pessoal e profissional é uma conquista a mais para a atriz, que diz ver em Tamara a personagem com quem ela mais se identifica ao longo dos seus quase 20 anos de carreira no cinema, TV e nos palcos.

É muito legal poder retratar as pessoas assim porque a gente não quer ser só a cota das histórias, o alívio cômico da trama... A gente quer mostrar que essas pessoas têm vida para além do biotipo delas. Mariana Xavier

Gorda e poderosa

Já faz alguns anos que Mariana Xavier trabalha para também quebrar estereótipos. Há cinco ela mantém um canal no YouTube onde fala sobre questões relacionadas a autoestima da mulher gorda. Em 2017, a atriz levou a discussão da gordofobia ao horário nobre da Globo no papel da secretária Abigail na novela "A Força do Querer". Em 2019, foi musa do clipe "Jenifer", hit de Carnaval de Gabriel Diniz.

"A gorda é sempre a melhor amiga da protagonista. Ou é aquela personagem que vai se apaixonar por um cara que não dá a mínima pra ela. Que vai ser a chacota da galera. Através desse filme, dessa personagem, teremos a oportunidade de ressignificar um monte de coisa. De representar um monte de gente que não se sente representada especialmente no protagonismo", reforça Mariana sobre o novo trabalho.

Protagonizar o filme é também uma forma de reviver muitos traumas que hoje trazem lições e cura não só para ela, mas também para o público. "Ao contrário do que muita gente imagina, eu não fui gorda e nem bem resolvida a vida toda. Hoje eu falo com tanta propriedade sobre isso porque eu sou uma vítima dessa ditadura da magreza também. Eu engordei tentando ser magra. Por mais irônico que isso possa parecer."

Única gorda da família, a doceira Tamara vai ter que lidar com a mãe (Maria Padilha) e as irmãs (Viih Tube e Karina Ramil) que comandam uma clínica de emagrecimento para tentar caber no vestido de noiva. "Muitas das loucuras que vão acontecer no filme eu já passei. Eu já me submeti a coisas muito malucas para emagrecer. Eu já tomei todas as porcarias que você imaginar."

clipe - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Mariana Xavier no clipe de 'Jenifer', música que foi hit do Carnaval de 2019
Imagem: Reprodução/YouTube

Diversão sem sermão

Mariana ainda comemora o fato de poder trazer questões sérias e debates importantes para a sociedade de forma leve. "Eu acredito muito na comédia como uma ferramenta muito poderosa de crítica, de reflexão, não só de entretenimento. Através do riso você desarma o espectador e faz ele se conectar por um outro lugar, pela identificação quase sempre, e essa mensagem chega de uma forma mais eficiente."

Ainda que o roteiro tenha sido bastante adaptado do original, o mexicano "Dulce Família", que a atriz julga como mais caricato, o filme terá uma boa dose de diversão sem ofender ninguém. "A mensagem chega sem aquela armadura de quando você está tomando um sermão ou lendo um textão no Facebook. Por ser uma temática que eu já vivo e abordo há muito tempo é legal porque posso contribuir com coisas do roteiro, com situações de cena."

Além de Mariana Xavier, Maria Padilha, Viih Tube e Karina Ramil, o elenco terá nomes como Danilo de Moura, Isabela Ordoñez, Marcelo Laham, Jana Figarella, Letícia Abellan, Duda Benevides, Ilha, Hugo Posssolo, Diego Braga, Ana Paula Xongani e Ana Sophia.

"Doce Família" tem roteiro de Carol Garcia, com consultoria de Camila Agustini, e direção de Carolina Durão. A produção é de Gabriel Gurman, da Galeria Distribuidora, Mayra Lucas e Carolina Alckmin, da GLAZ, e Ricardo Costianovsky e Tomas Darcyl, do Grupo Telefilms. Os produtores executivos são Gabriela Lima, Dora Amorim e Deborah Nikaido. O longa tem produção da Glaz e do Grupo Telefilms, e produção e distribuição da Galeria Distribuidora.