Topo

'Cada hora eu via uma cicatriz', diz jornalista da Globo que foi esfaqueado

O jornalista Gabriel Luiz se recupera em casa após levar 10 facadas - Reprodução/TV Globo
O jornalista Gabriel Luiz se recupera em casa após levar 10 facadas Imagem: Reprodução/TV Globo

De Splash, em São Paulo

09/05/2022 11h45Atualizada em 09/05/2022 12h31

Gabriel Luiz, jornalista da TV Globo que foi esfaqueado em uma tentativa de latrocínio no dia 15 de abril no Distrito Federal, só percebeu a gravidade do seu quadro quando já estava no hospital.

O repórter investigativo disse no "Encontro" (TV Globo) que ao acordar, queria ir embora, mas foi acalmado pela equipe médica. "Eu fui redescobrindo, a cada hora eu via uma cicatriz. No momento [do ataque] eu não sabia que era tão grave, tanto que eu fui correndo pedir ajuda para o porteiro".

Gabriel disse que não percebeu que a situação era um assalto e nem pensou em reagir. "Eu faço krav maga, sou faixa laranja em defesa pessoal e tudo mais, eu nem pensei em reagir, porque achei que era alguém doido que tava brincando. Mas ele começou a me esfaquear e eu vi que era sério", contou.

Ele relatou lembrar de tudo que aconteceu e que pediu para os criminosos "o deixarem em paz". Gabriel correu para a portaria, os vizinhos chegaram e o socorro foi chamado.

Alguma coisa dentro de mim dizia que eu não ia morrer. Eu tinha essa sensação que falava que não ia ser. Gabriel Luiz

Agora o jornalista se recupera em casa e está fazendo fisioterapia. Além das cicatrizes e da dieta sem gordura, ele mostrou que ainda não consegue levantar o polegar da mão esquerda. "Dedinho não tá nem subindo", brincou.

Gabriel disse que pretende se mudar de endereço porque algumas situações estranhas já tinham acontecido antes.

"Não quero mais voltar no lugar onde eu tava porque outras situações já tinham acontecido. Às vezes recebia dossiês em casa, recebi marmita sem nome de ninguém (...) Tudo me leva a não voltar mais pra lá".

O jornalista também comentou sobre as especulações de que o ataque poderia ter sido motivado pelas reportagens investigativas dele. "As pessoas ficaram em choque de que pudesse ter sido algo relacionado a minha profissão. A polícia chegou à conclusão de que não foi o caso (...), mas me deixa assustado também".

Crime

Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia contra José Felipe Leite Tunholi, 19, acusado de esfaquear Gabriel Luiz, jornalista da TV Globo, em 14 de abril. Na semana passada, ele foi denunciado pelo Ministério Público do Distrito Federal por tentativa de latrocínio e corrupção de menores e agora se tornou réu.

Ele já está preso, assim como o menor de idade que o acompanhou, segundo o MP. Consta na denúncia que o adolescente segurou a vítima pelo pescoço enquanto José Felipe aplicou os golpes de faca — foram cerca de dez facadas em regiões como abdômen, braços e pescoço.

Uma testemunha assistiu ao crime da janela de casa e assustou os dois com um grito. Eles fugiram levando R$ 250 e o celular do jornalista, que depois foi descartado nas proximidades. O adolescente foi o primeiro a ser detido pela polícia, confessou o crime e informou que José Felipe era o outro envolvido.

Na véspera de Páscoa, Gabriel Luiz foi esfaqueado em frente ao prédio onde mora. O jornalista de 29 anos foi encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Brasília com ferimentos no pescoço, abdômen, tórax e perna, e teve perfurações no estômago, no pulmão, no pâncreas e no diafragma, além do braço e do pulso.

Perfil

Funcionário da TV Globo há mais de seis anos, Gabriel atua as funções de editor e repórter dos telejornais locais de Brasília ("Bom Dia DF", "DF1" e "DF2"). Segundo apresentação no Linkedin, rede social direcionada para a área profissional, ele cursou jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília) de 2011 a 2014 e atua na área há mais de dez anos.

No início de trajetória, o jornalista começou a trabalhar como repórter estagiário do jornal Correio Braziliense e depois de sete meses se mudou para trabalhar na rádio CBN, chegando à TV Globo no último ano de graduação.

O profissional fez estágio de dez meses na emissora da família Marinho e participou ativamente na produção conteúdo para o canal GloboNews e o portal G1. Após concluir o ensino superior, ele foi repórter de cidades e economia no Correio Braziliense e de política no portal Metrópoles.

Gabriel retornou à TV Globo do DF em 2015 e passou a trabalhar como repórter de cobertura de notícias locais. Em quatro anos, ele ganhou a promoção para o cargo de editor de notícias e seguiu sendo rosto cativo na televisão local com informações do dia a dia.

O jornalista, inclusive, havia comemorado nas redes sociais, na última quarta-feira (13), o aniversário de três anos como editor de notícias em um dos telejornais locais da emissora.