Topo

Como Professor X aparece em 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura'

Benedict Cumberbatch é o Mestre das Artes Místicas em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" - Marvel Studios/Divulgação
Benedict Cumberbatch é o Mestre das Artes Místicas em 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

08/05/2022 04h00

Um dos momentos mais aguardados de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" era a participação de Patrick Stewart reprisando o seu papel de Professor Charles Xavier, da franquia X-Men. A sua aparição havia sido insinuada nos materiais de divulgação do filme, já que é possível ouvir a voz do ator em alguns dos trailers, e muitos fãs questionaram qual seria a extensão da importância do Professor X no desenvolvimento da trama.

Quer saber como a presença do mutante é justificada?

Alerta de Spoiler - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler
Imagem: Arte UOL

O filme explora múltiplas realidades (afinal, a premissa envolve viajar pelo multiverso), que são importantes para o desenvolvimento da trama. O Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) precisa viajar entre algumas delas para conseguir encontrar uma solução para o conflito do filme, que envolve salvar a novata America Chavez (Xochitl Gomez) de um iminente perigo.

É aí que as coisas ficam interessantes.

Em um destes universos (precisamente, a Terra-838), Strange encontra uma realidade com algumas semelhanças à sua, e outros elementos diametralmente opostos. Neste lugar, o Doutor Estranho está morto, e o Mago Supremo é o Barão Mordo (Chiwetel Ejiofor).

Assim que chega ao Sanctum, o Doutor Estranho é identificado como alguém de outra Terra, e logo depois é levado para encontrar os Illuminati, pois sua presença naquele universo causa um desequilíbrio das forças que pode ser perigoso e levar à destruição do local.

Illumioque?

Na Marvel, os Illuminati são uma organização formada pelos líderes dos principais grupos de heróis para tomar decisões importantes em conjunto. Por isso, no filme, o Professor Charles Xavier é um dos membros desta organização, já que é lider dos X-Men.

Mas é o mesmo que conhecíamos?

Professor X - Divulgação/20th Century Studios - Divulgação/20th Century Studios
Patrick Stewart voltar a viver o Professor Xavier em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Na cronologia dos X-Men da 20th Century Fox, o Professor Charles Xavier já morreu, tecnicamente, duas vezes. Sua segunda morte foi em "Logan" (2017), e parece ter sido definitiva.

Portanto, é possível que a versão do personagem que é vista no filme seja outra, e não aquela que já conhecíamos de filmes anteriores. Mesmo assim, a sua aparição em "Doutor Estranho 2" abre as portas para que, no futuro, os X-Men de fato sejam introduzidos na história do Universo Cinematográfico Marvel.