Topo

10 produções para conhecer melhor o trabalho de Benedict Cumberbatch

Benedict Cumberbatch já viveu papéis marcantes e incomuns nos cinemas e na tv; relembre alguns deles - Reprodução/ Ingresso.com
Benedict Cumberbatch já viveu papéis marcantes e incomuns nos cinemas e na tv; relembre alguns deles Imagem: Reprodução/ Ingresso.com

Mariana Assumpção

Da Ingresso.com

08/05/2022 04h00

Nascido em Londres no ano de 1976, Benedict Timothy Carlton Cumberbatch é fruto do casamento entre Timothy Carlton e Wanda Ventham, atores britânicos veteranos. Porém, apesar de dar uma continuidade natural à tradição familiar, seus pais torceram para que o filho não seguisse na mesma profissão.

Embora hoje desfrutem de uma vida confortável, os pais de Cumberbatch passaram por dificuldades devido à baixa remuneração constante em suas carreiras. Desejando que o filho não encarasse o mesmo destino incerto, o casal matriculou Benedict em algumas das melhores escolas da Inglaterra, para que ele tivesse a oportunidade de seguir outros rumos profissionais.

Para alegria dos fãs, que agora podem assistir ao astro no cinema e na televisão, Cumberbatch até pensou em cursar Direito, mas se rendeu ao talento e iniciou sua carreira no teatro. Hoje, é um dos astros de Hollywood em exponencial ascensão.

Ele retorna às telonas em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, sequência solo de Stephen Strange. Considerado na atualidade como um dos super-heróis mais importantes do MCU, o papel tornou o astro mundialmente conhecido e adorado pelos fãs da Marvel.

Contudo, este não foi o primeiro destaque de Cumberbatch nos cinemas. O ator é reconhecido por diversos outros trabalhos, igualmente cativantes e desafiadores. Neste artigo, separamos 10 produções essenciais para quem quer saber mais sobre as diferentes facetas de Benedict Cumberbatch na atuação. Confira:

#1 | A HISTÓRIA DE STEPHEN HAWKING (2004)

O filme explora o momento sensível na trajetória de Hawking de forma realista e comovente - Divulgação - Divulgação
O filme explora o momento sensível na trajetória de Hawking de forma realista e comovente
Imagem: Divulgação

Dez anos antes de Eddie Redmayne dar vida ao notável físico em A Teoria de Tudo (2014), Benedict vivia o personagem em um drama focado num capítulo específico de sua juventude, lançado pela BBC.

No longa, um dos primeiros trabalhos de destaque de Cumberbatch, acompanhamos a trajetória de Hawking no auge de seus 21 anos. Foi com essa idade que o cientista recebeu o diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), condição que lhe causou uma série de atrofias musculares ao longa da vida.

O filme explora o momento sensível na trajetória de Hawking de forma realista e comovente, e o talento de Benedict ajuda a tornar a produção ainda melhor. Não à toa, o astro teve a oportunidade de se encontrar com Hawking durante as filmagens, e recebeu uma indicação ao BAFTA TV Awards de Melhor Ator por seu trabalho no longa.

#2 | SHERLOCK (2010)

Benedict Cumberbatch em cena de "Sherlock" - Divulgação - Divulgação
Benedict Cumberbatch em cena de "Sherlock"
Imagem: Divulgação

Sim, sabemos que Sherlock não se trata de uma produção feita para os cinemas, mas jamais poderíamos negligenciar a importância do programa para a carreira do ator.

Dando vida ao personagem-título, Benedict estrelou a série que adapta as narrativas clássicas de Sir Arthur Conan Doyle para os dias atuais. Na produção, que contou com um total de quatro temporadas, Cumberbatch encarou desafios cômicos e dramáticos, em uma das versões mais complexas e apaixonantes do detetive no audiovisual.

Seu fiel e caro companheiro Watson, vivido pelo ator Martin Freeman, representava a outra metade complementar para uma dupla de sucesso. A química entre os dois, que se estendeu para fora dos sets, rendeu outras parcerias frutíferas, agora nas telonas.

#3 | O HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG (2013)

O dragão Smaug, vivido por Cumberbatch - Reprodução/New Line Cinema - Reprodução/New Line Cinema
O dragão Smaug, vivido por Cumberbatch
Imagem: Reprodução/New Line Cinema

Em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012), Cumberbatch já havia dividido a tela com Martin Freeman (Bilbo) no papel do Necromante.

Contudo, foi a partir de A Desolação de Smaug que ele pôde enfim explorar o dragão antagonista que dá título à produção. Em um trabalho inédito na carreira, Cumberbatch dedicou-se por completo ao processo de captura de movimentos, e emprestou sua voz marcante ao personagem.

#4 | O QUINTO PODER (2013)

Novamente interpretando um personagem real e historicamente relevante, como fez em A História de Stephen Hawking, Benedict deu vida ao controverso hacker Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.

Como a trama revela, o objetivo da iniciativa era o de fornecer uma plataforma para que denunciantes, anonimamente, expusessem segredos do governo e crimes corporativos. Com o crescimento da página, Julian e seu amigo Daniel Domscheit-Berg (Daniel Brühl) passaram a dar mais furos noticiosos do que a mídia convencional, e viram sua relação se abalar por completo.

O verdadeiro Julian Assange, que recusou um encontro com Cumberbatch enquanto o ator se preparava para interpretá-lo nos cinemas, na época vivia sob asilo na embaixada do Equador em Londres, enquanto era alvo de processos em diversos países. Em uma troca de e-mails entre a dupla, Assange se justificou:

"Eu acredito que você seja uma boa pessoa, mas não acredito que este seja um bom filme. É baseado em um livro traiçoeiro de alguém que queria vingança contra mim e contra a minha organização", revelou Assange, referindo-se ao roteiro baseado na obra escrita por Daniel Domscheit-Berg, com quem criou uma inimizade nos últimos anos.

#5 | ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK (2013)

Cena de "Além da Escuridão: Star Trek" (2013), de J.J. Abrams - Reprodução - Reprodução
Cena de "Além da Escuridão: Star Trek" (2013), de J.J. Abrams
Imagem: Reprodução

2013 foi um ano de sucesso para Cumberbatch. Ao mesmo tempo que lançava o segundo filme da trilogia O Hobbit, o ator estrelava um outro blockbuster nos cinemas: Além da Escuridão - Star Trek.

Derivado da série de TV Jornada Nas Estrelas, o filme explorou os dons vilanescos e sedutores de Benedict. Encarnando o clássico personagem, vivido originalmente por Ricardo Montalbán, Cumberbatch deixou sua marca (com louvor) em uma das franquias de ficção científica mais tradicionais da sétima arte.

#6 | 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013)

'12 anos de escravidão' ganhou o Oscar de Melhor Filme - Divulgação - Divulgação
'12 anos de escravidão' ganhou o Oscar de Melhor Filme
Imagem: Divulgação

Provando que o período em questão foi divisor de águas em sua carreira, o astro foi um dos destaques do drama 12 Anos de Escravidão, ganhador do Oscar de Melhor Filme no ano seguinte.

Embora desempenhe um papel coadjuvante, Cumberbatch representa uma importante virada na vida do protagonista, vivido pelo ator Chiwetel Ejiofor. Seu trabalho no longa, junto aos outros três sucessos lançados pelo ator nesse mesmo ano, ajudou a alavancar de vez a carreira de Benedict em Hollywood.

#7 | O JOGO DA IMITAÇÃO (2014)

Cena do filme "O Jogo da Imitação" (2014), de Morten Tyldum - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "O Jogo da Imitação" (2014), de Morten Tyldum
Imagem: Reprodução

Baseado em uma história real, O Jogo da Imitação é uma cinebiografia do matemático britânico Alan Turing, brilhantemente interpretado por Benedict Cumberbatch.

O filme explora os acontecimentos que culminaram na resolução da Enigma, um aparato eletromecânico utilizado pelo exército alemão para enviar mensagens criptografadas durante a Segunda Guerra. A narrativa mostra como Turing e sua equipe foram capazes de desvendar os segredos da máquina, e os feitos que os tornaram uns dos maiores responsáveis por dar fim ao conflito mundial.

Em paralelo à importância histórica de Turing, seus dramas pessoais também são destaque da trama. O papel do cientista rendeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator a Cumberbatch, na cerimônia de 2015.

#8 | DOUTOR ESTRANHO (2016)

Doutor Estranho Sinistro é o Mago Supremo de um universo em colapso em 'Multiverso da Loucura' - Marvel Studios/Reprodução - Marvel Studios/Reprodução
Doutor Estranho Sinistro é o Mago Supremo de um universo em colapso em 'Multiverso da Loucura'
Imagem: Marvel Studios/Reprodução

"Stephen" é, definitivamente, um nome significativo na carreira de Benedict. Além de ter sido o primeiro ator a viver o físico Stephen Hawking, o astro estreou no Universo Cinematográfico da Marvel sob a alcunha de Stephen Strange, o Doutor Estranho.

O primeiro filme solo do personagem marcou o debute do ator no MCU, aparecendo posteriormente em outros filmes da Marvel, como Thor: Ragnarok (2017), Guerra Infinita (2018), Ultimato (2019) e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Em seis anos de história como o feiticeiro, Cumberbatch garantiu um lugar especial no hall de super-heróis da editora. Em março deste ano, quando o ator foi agraciado com uma estrela na Calçada da Fama, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, declarou a importância do artista para o MCU:

"Queríamos apresentar a ele esse grande personagem e, antes que pudéssemos, ele disse 'então, me conte sobre o Doutor Estranho', porque você sabia", disse o executivo, dirigindo a palavra ao ator. "Porque de algum jeito você sabia o que isso poderia se tornar e sempre viu o enorme potencial desse personagem. Por causa disso, você se tornou a âncora do MCU e o único ator capaz de nos guiar pela loucura do Multiverso", concluiu Feige.

#9 | 1917 (2019)

Benedict Cumberbatch em '1917' - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Benedict Cumberbatch em '1917'
Imagem: Reprodução/YouTube

Em mais um filme épico para o currículo de Cumberbatch, 1917 se passa durante a Primeira Guerra Mundial.

Na história, que mescla ficção com histórias contadas pelo avô de Sam Mendes, diretor da produção, dois soldados britânicos encaram uma missão suicida: cruzar o território inimigo para entregar uma mensagem capaz de impedir que um pelotão inteiro seja abatido.

Benedict vive o Coronel MacKenzie no longa, elogiado pelas grandiosas cenas de ação e por apresentar um plano-sequência de qualidade (a montagem do filme simula que tudo acontece um único take, sem cortes aparentes e de forma fluida). 1917 concorreu em dez categorias do Oscar, levando as estatuetas de Melhor mixagem de som, fotografia e efeitos visuais. No BAFTA, o longa garantiu sete prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

#10 | ATAQUE DOS CÃES (2021)

'Ataque dos Cães' era um dos favoritos do Oscar 2022 - Divulgação/ Netflix - Divulgação/ Netflix
'Ataque dos Cães' era um dos favoritos do Oscar 2022
Imagem: Divulgação/ Netflix

O drama da Netflix é um dos trabalhos mais recentes e elogiados do ator, que na trama interpreta Phil Burbank. O personagem vive em conflito constante com a sua homossexualidade, em meio ao oeste americano retrógrado e heteronormativo.

A cineasta Jane Campion, que esteve à frente do longa, foi a escolhida na categoria de Melhor Direção do Oscar 2022. O filme passou nos cinemas e segue disponível no catálogo do streaming, e o papel de Cumberbatch lhe rendeu a segunda indicação de Melhor Ator na cerimônia da Academia.

Depois de tantos trabalhos ímpares nos cinemas, Benedict Cumberbatch está de volta à pele de Stephen Strange em Doutor Estranho No Multiverso da Loucura.

Dirigido por Sam Raimi, o longa que promete explorar com maestria as múltiplas realidades do Universo Cinematográfico da Marvel e já está em cartaz nos cinemas.