Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Gabriel Sater sobre cenas quentes: 'vejo nudez de maneira muito natural'

Gabriel Sater interpreta o violeiro Trindade, personagem que foi do seu pai na versão original de "Pantanal" - João Miguel Júnior/Globo
Gabriel Sater interpreta o violeiro Trindade, personagem que foi do seu pai na versão original de 'Pantanal' Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

06/05/2022 04h00

Gabriel Sater, de 40 anos, chega neste final de semana ao remake de "Pantanal" e não esconde a felicidade de interpretar o personagem que já foi de seu pai, Almir Sater. O ator e cantor dá vida a Trindade, violeiro que tem pacto com o demônio e vai salvar Velho do Rio da morte.

O artista conta que reviu toda a versão original da novela durante a pandemia e pegou dicas com o pai antes de começar a gravar o remake, mas também buscou maneiras de fazer um Trindade próprio.

"É uma responsa. Cresci assistindo o pai tanto em shows, quanto nessa novela icônica de 1990. Poder ter a honra de construir o Trindade da minha maneira e inspirado nele, claro, é um sonho", diz.

Ele é um pantaneiro legítimo e tem muito a ensinar sobre os costumes locais. Graças ao meu pai, eu sou pantaneiro também, pois passava férias com ele na fazenda.

Em conversa com Splash, Gabriel revela que foi dificil não se emocionar ao gravar a primeira cena entre Trindade e Eugênio, personagem que Almir Sater interpreta na atual versão.

"Gravamos uma cena muito linda e que a gente ensaiou muito. Sem dar spoilers, foi emocionante para mim, mas eu tive que fazer um trabalho inverso... Ensaiei para não me emocionar gravando com meu pai porque a cena do Trindade não pedia isso. Quando eu toco com ele em um show, naturalmente, eu me emociono porque ele é meu grande ídolo, é minha referência maior, mas eu não podia na cena", detalha.

Se fosse o Gabriel em uma situação normal da vida, eu me emocionaria trabalhando com meu pai. Mas sendo o Trindade, eu não poderia colocar as minhas emoções na fatídica cena de encontro entre Trindade e Eugênio.
Gabriel Sater, sobre contracenar com o pai, Almir.

'Pantanal' é a segunda novela de Gabriel Sater - Globo/Victor Pollak - Globo/Victor Pollak
Gabriel Sater é Trindade em 'Pantanal'
Imagem: Globo/Victor Pollak

Romance para "aquecer a telinha"

Ao longo dos episódios, Trindade vai se apaixonar por Irma, papel de Camila Morgado na trama adaptada por Bruno Luperi. "Já estamos gravando cenas interessantes. Há um terceiro nesse envolvimento, muito ciúme e cenas que vão aquecer a telinha... É um amor real, de carne, paixão, pé no chão e coração fervendo mesmo.

Gabriel, aliás, é só elogios à parceira de cena. "Trabalhar com a Camila, por si só, é um privilégio. Sou fã dela antes de conhecê-la. Quando você tem a oportunidade de trabalhar diariamente com uma pessoa que joga para valer e se entrega de corpo e alma, é muito gratificante. É tudo o que a gente espera e sonha para um trabalho", conta.

A versão original da novela gerou muito burburinho pelas cenas de nudez. Na atual versão, Gabriel não sabe se terá cenas quentes com Irma, mas conta que não há problema em gravar com pouca roupa, pois enxerga a nudez "de uma maneira muito natural".

"Todos viemos sem roupas e vamos embora sem roupas. Trabalhamos com o que a arte tem para oferecer. Somos artistas por completo. Uma poesia que só... Ainda não sei detalhes da trama nesse sentido, até fico curioso para saber, mas espero que possa agradar nessas cenas também", diz.

Apontado como novo galã, ele fica surpreso com o elogio. "Fico feliz em saber dessa novidade. Não estava sabendo disso não", brinca. "Fico feliz porque estou fazendo um trabalho para estar física, mental e energeticamente 100% para a novela. Ter esse carinho me deixa muito feliz", completa.

Primeira vocação: a música

A trajetória artística de Gabriel é bem anterior ao remake de "Pantanal". Em 2000, ele começou a sua caminhada musical e, desde então, "vive, trabalha e estuda música". Até seus projetos recentes na atuação e dramaturgia também envolvem, de certa forma, a paixão pela música e viola.

Em 2014, estreou na TV como um violeiro de "Meu Pedacinho de Chão". Na sequência, atuou ao lado de Lucy Alves no musical "Nuvem de Lágrimas" e deu vida ao protagonista do "Coração de Cowboy", filme independente do Gui Pereira e vencedor de mais de 20 prêmios. Agora, para gravar "Pantanal", ele precisou interromper temporariamente os shows.

"São projetos como esses que me fazem parar os shows. Não é fácil ficar longe dessa minha primeira vocação, que é a música, mas essa arte nova para mim, a dramaturgia, me encanta, me sinto revigorado após cada projeto", conta.

Ele afirma que curte cada minuto das gravações de Pantanal porque, depois, vai voltar a se dedicar aos shows. Ele, inclusive, planeja uma nova turnê com as músicas que estão sendo divulgadas neste ano. Seu último lançamento foi a canção "Amor de Marruá".

O Trindade tem um papel chave. Estou curtindo cada minutinho porque depois, com certeza, vou voar esse Brasil inteiro com meus shows.
Gabriel Sater, sobre participação em Pantanal.

"Estou montando um show totalmente em cima do meu novo disco, o 'Erva Doce'. De março até dezembro, eu lanço uma música ou clipe desse novo CD por mês... Agora, eu acabei de lançar "Amor de Marruá", com a lenda da música pantaneira Guilherme Rondon. Gravamos no Pantanal, na mesma região que a novela está sendo gravada", completa.