Topo

Benedict Wong celebra ser o novo Mago Supremo na Marvel: 'Progressivo'

Wong (Benedict Wong) luta para proteger America Chavez (Xochitl Gomez) em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" - Marvel Studios/Divulgação
Wong (Benedict Wong) luta para proteger America Chavez (Xochitl Gomez) em 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

06/05/2022 04h00

Desde o "snap" de Thanos em "Vingadores: Guerra Infinita" (2018), o Universo Cinematográfico Marvel tem um novo Mago Supremo. O título, concedido a um praticante das artes místicas com grandes habilidades para proteger o universo e as múltiplas dimensões, era do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), e agora pertence a Wong (Benedict Wong).

A promoção acontece por uma tecnicalidade, quando Strange desaparece por cinco anos entre "Guerra Infinita" e "Ultimato", como o próprio Mestre das Artes Místicas explica a Peter Parker (Tom Holland) em "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa".

Mesmo assim, guarda consigo uma importância que vai além dos simbolismos dentro da ficção. Sempre coadjuvante nos quadrinhos, Wong tem nas telonas uma história para chamar de sua.

Em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", o público vê a relação entre o ex e o atual Mago Supremo se desenvolver com mais clareza. Inicialmente contrariado, Strange vai aos poucos deixando à mostra que entende e valoriza a ascensão do amigo que o ajudou em seus estudos.

Para Benedict Wong, aos 50 anos, protagonizar tal momento para o personagem é simbólico.

"É algo muito progressivo. Estamos seguindo em frente e nos distanciando do material de origem", diz o ator, em entrevista concedida a Splash.

"Antes, ele era um bibliotecário sério e pragmático. Agora, no decorrer desses últimos quatro ou cinco filmes que fizemos, ele se transformou e evoluiu a ponto de se tornar o Mago Supremo."

Doutor Estranho - Marvel Studios/Divulgação - Marvel Studios/Divulgação
America Chavez (Xochitl Gomez), Wong (Benedict Wong) e Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) formam um trio em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Ainda assim, ele ressalta que os grandes poderes vêm com grandes responsabilidades. Nascido na Inglaterra, Benedict é filho de pais que emigraram de Hong Kong para o Reino Unido através da Irlanda.

"Agora ele tem encargos muito maiores. Eu sou o primeiro personagem de origem do leste asiático no Universo Cinematográfico Marvel, e é um grande privilégio dividir esse momento com Wong. Houve muitas surpresas para mim ao longo do caminho, mas acho que ele se tornar o Mago Supremo parece ser o curso correto."

Será que existe algum motivo especial para isso?

"Wong é o mais sábio daquele casal estranho", brinca o ator de 50 anos. "Strange é o esquisito."

No Multiverso da Loucura

De volta aos cinemas na continuação da saga do Doutor Estranho, Wong também havia aparecido em "Sem Volta para Casa" e em "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", filme de origem do herói interpretado por Simu Liu. E, mesmo com tanta experiência navegando entre os segredos de produção da Marvel (spoilers, afinal de contas, são um assunto muito sério), ele diz que ainda se intriga e fica curioso com os filmes.

Wong é protetor do Sanctum de Nova York e bibliotecário de Kamar-Taj - Marvel Studios/Divulgação - Marvel Studios/Divulgação
Wong é protetor do Sanctum de Nova York e bibliotecário de Kamar-Taj
Imagem: Marvel Studios/Divulgação

"Desde que passei a integrar o MCU, há seis anos, ele cresceu bastante, e os segredos começaram a ficar muito, muito mais escondidos", explica, revelando que muitas vezes nem mesmo o elenco tem o escopo completo do que acontece em uma obra.

"Algumas vezes, você recebe apenas as suas cenas e não tem o roteiro completo. Como um fã, às vezes me sinto construindo partes de uma montanha-russa, especialmente como foi em 'Guerra Infinita'. E então, lá no fim, conseguimos curtir uma volta completa."