Topo

'Se puder, Bolsonaro acaba com a Cultura no Brasil', diz Mariliz

05/05/2022 09h46

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a Lei Aldir Blanc, que repassaria R$ 3 bi anuais à Cultura. De acordo com Mariliz Jorge, colunista do UOL News, a notícia não é surpreendente, por causa da forma como o presidente trata o setor.

"Não é surpresa. O Bolsonaro, se puder, acaba com a cultura no Brasil. É só olhar quem ocupou Secretaria de Cultura nesses três anos de governo e o que fizeram lá. Teve secretário atacando artistas e profissionais do audiovisual, mostrando desprezo por essa área e tratando produtores como se fossem mamadores das tetas públicas", lembrou ela.

Mariliz também comparou essa decisão com outro veto recente de Bolsonaro. "Ele já tinha vetado a Lei Paulo Gustavo. Mas ela volta a ser apreciada. É uma lei que destina verba para estados e municípios se recuperarem pela crise da pandemia. É uma área importante".

O veto de Bolsonaro sobre a Lei Paulo Gustavo será votado entre deputados e senadores. Para que o veto seja derrubado e a lei entre em vigor, é necessária a maioria absoluta dos votos: 257 de deputados e 41 de senadores.