PUBLICIDADE
Topo

O que significam o final e as cenas pós-créditos de 'Doutor Estranho 2'?

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

05/05/2022 04h00

Como já virou tradição no Universo Cinematográfico Marvel, o novo filme do Doutor Estranho tem duas cenas adicionais após os créditos. Geralmente, a primeira das cenas extras é mais significativa para o curso da história no futuro, e a outra funciona mais como uma brincadeira.

Mas você entendeu o que as cenas significam?

Se você já assistiu ao filme e ficou sem entender quem é aquela personagem que aparece e o que a cena significa, seus problemas acabaram.

Alerta de Spoiler - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler
Imagem: Arte UOL

Na última cena do longa, Stephen (Benedict Cumberbatch) aparece caminhando pelas ruas de Nova York quando um terceiro olho se abre em sua testa. O Darkhold, afinal, cobra seu preço.

O preço da magia do caos

Este olho é o mesmo que já havíamos visto no Doutor Estranho Sinistro, a variante do universo em colapso que aparece no trecho anterior do filme. Quando o "nosso" Strange visitou tal versão, descobriu que o mago possuía o Darkhold daquele universo, e que isso o transformou na versão mais sombria do nosso herói.

Na cena, a variante conta ao outro Doutor Estranho que o Darkhold cobra seu preço, e que foi o que causou o caos no universo. Vale lembrar que estamos tratando do poderoso livro de feitiços que Wanda (Elizabeth Olsen) está usando para tentar encontrar America Chavez e roubar os poderes dela.

Sinistro - Marvel Studios/Reprodução - Marvel Studios/Reprodução
Doutor Estranho Sinistro é o Mago Supremo de um universo em colapso em 'Multiverso da Loucura'
Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Repleto de conjurações proibidas e sinistras, que podem ser usadas para o mal, o Darkhold é também chamado de "Livro dos Pecados", e o filme todo mostra basicamente o quanto ele é perigoso e quase incontrolável.

Quem faz contato com o Darkhold precisa ser treinado para conseguir se proteger da corrupção que o livro pode trazer consigo. No Doutor Estranho Sinistro, uma das consequências foi que ele abriu seu terceiro olho, que é capaz de enxergar outras dimensões e é dominado pela magia do caos.

O "nosso" Doutor Estranho usou o Darkhold para conseguir entrar no corpo morto do Doutor Estranho Defensor, e isso tem consequências para o multiverso.

Por isso, quando ele cai no chão sentindo dor e o terceiro olho é revelado, isso significa que sua alta exposição a magias sombrias pode ter sido a porta de entrada para criaturas sinistras.

Wanda lê o Darkhold no final de 'WandaVision' - Reprodução - Reprodução
Wanda lê o Darkhold no final de 'WandaVision'
Imagem: Reprodução

Quando Wanda se sacrificou, ela impediu que Chthon (o criador do Darkhold e uma criatura poderosa e perigosa) a usasse para entrar no universo. Mas o Doutor Estranho se expôs fortemente às magias obscuras quando possuiu o corpo zumbificado de outra versão sua, o que pode ter criado outra porta de entrada para Chthon.

Ou seja, há perigo na esquina.

E esse perigo nos leva diretamente à primeira cena pós-créditos, em que uma personagem chamada Clea (interpretada por Charlize Theron) encontra o Doutor Estranho.

Ela diz que ele causou uma incursão, e pede sua ajuda para lidar com as consequências. O mago prontamente aceita ir com ela, e os dois entram na Dimensão Sombria.

Mas quem é ela?

Clea - Marvel/Reprodução - Marvel/Reprodução
Clea é surpresa em pós-créditos de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura', vivida por Charlize Theron
Imagem: Marvel/Reprodução

Nos quadrinhos, Clea Strange é sobrinha de Dormammu, e é a Feiticeira Suprema da Dimensão Sombria. Ela é capaz de manipular várias forças, e tem muitos conhecimentos em magia.

Ela e Stephen até chegam a ter um relacionamento amoroso, e se casam em algum momento das HQs.

Dimensão Sombria

A Dimensão Sombria é o plano habitado por demônios, e é onde surgiu o Darkhold. Hostil e sinistra, trata-se de uma junção de várias dimensões conquistadas por Dormammu (como ele tentou fazer com a Terra-616 no primeiro filme do Doutor Estranho).

Barganha de Dormammu - Marvel Studios/Divulgação - Marvel Studios/Divulgação
Barganha de Dormammu: Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) venceu o governante da Dimensão Sombria com loop temporal no filme de 2016
Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Agora, o local é comandado por Clea, que pediu a ajuda do Doutor Estranho porque o fato de ele ter entrado no corpo morto do outro Doutor Estranho causou uma incursão no reino dela.

Uma incursão, vale lembrar, é quando um universo se sobrepõe ao outro, destruindo ambos. É o que acontece quando alguém interfere no multiverso de forma indevida.

O que tudo isso quer dizer?

Na próxima aventura de Doutor Estranho (seja em um possível "Doutor Estranho 3" ou algum outro projeto não revelado), devemos ver o mago na Dimensão Sombria ao lado de Clea, que deve crescer em relevância dentro do MCU. Eventualmente, também entenderemos se ter lido o Darkhold pode levar nosso herói para um lado perigoso.

Tudo indica que a presença de seres mitológicos (entre deuses, demônios e outras criaturas mágicas) deve ser mais constante em eventos futuros da Marvel nos cinemas e na TV. Agora, é esperar para ver.

E a outra cena?

A última cena pós-créditos é apenas uma brincadeira com o personagem interpretado por Bruce Campbell, que fez uma participação especial no longa.

Parceiro de longa data de Sam Raimi, desde as épocas de "A Morte do Demônio", Campbell fez uma pequena participação como vendedor de pizza. A última cena mostra o desfecho do personagem depois que o Doutor Estranho fez um feitiço nele que durava três semanas.