Topo

Pai conta como filho de 6 o fez virar fã de 'Star Wars': 'Ele que me levou'

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

05/05/2022 12h00

Algumas paixões são como tradições de família, passam de pai para filho, e evoluem com o passar do tempo. Música, livros, esportes e filmes, por exemplo, são interesses muitas vezes herdados. No entanto, há algumas exceções, como o curioso caso do engenheiro civil Fernando Basilio, 40, que se tornou fã de "Star Wars" há pouco tempo e por influência do filho, Felipe, de apenas 6 anos.

O garoto é tão aficionado pela saga criada por George Lucas em 1977 que o pai levou o menino ao evento no Sampa Sky, em São Paulo, que comemorou o dia de "Star Wars", celebrado todo 4 de maio. Felipe chamava a atenção entre os outros ali presentes não apenas pela pouca idade, mas também porque estava vestido de Stormtrooper - membro da tropa do Império - e, mesmo com o calor e andando de um lado para o outro para aproveitar as atividades - como o treino na Academia Jedi - e também tirar diversas fotos dos cosplayers ali presentes, ele não tirou nenhuma peça da fantasia, nem mesmo a máscara que cobria todo o seu rosto.

Em conversa com Splash, Fernando contou que o interesse do menino pelos personagens e pelo universo fantástico de Guerra nas Estrelas surgiu de pesquisas feitas na internet pelo próprio Felipe. "Ele estava navegando pelo YouTube e foi encontrando vídeos sobre 'Star Wars'. Ele foi conhecendo as fantasias, algumas histórias e se apaixonou."

Fernando Basílio e o filho Felipe em evento de 'Star Wars' - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Fernando Basílio e o filho Felipe em evento de 'Star Wars' para comemorar o dia 4 de maio
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

A paixão do filho surpreendeu o engenheiro, pois mesmo conhecendo e gostando da série de filmes, ele mesmo nunca foi um fã tão assíduo. Inclusive, ele conta ter se afastado um pouco da trama e parado de acompanhar os novos lançamentos. "Eu gosto de 'Star Wars', mas voltei mesmo a ter contato com a saga por causa do Felipe, foi ele quem me levou."

Para ele, pai e filho fizeram o "caminho contrário" e, mesmo 45 anos depois de sua estreia, foi a curiosidade de uma criança que levou um adulto ao mundo intergaláctico das produções. No entanto, Fernando acredita que Felipe ainda é muito novo para assistir a todos os títulos. "Eu deixo ele assistir aos desenhos de 'Star Wars'."

Felipe Basílio tem como seu personagem favorito o Stormtrooper - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
Felipe Basílio tem como seu personagem favorito o Stormtrooper
Imagem: Iwi Onodera/ UOL

Mesmo ainda sem a maturidade necessária para entender as tramas de todos os filmes, o pequeno Felipe quis fazer parte da celebração do dia 4 de maio, e para isso contou com todo o apoio do pai, que além de o acompanhar, é a favor de festejar a data. "Eu acho que tem toda uma magia em torno da saga, acho que ter um dia específico é super importante para fomentar essa comunidade", explica. "Eu vejo com ele a importância disso, como ajuda na imaginação dele. Acho super legal ter uma data e trazê-lo. Estou feliz por ele."

Empolgado com os resultados das fotos que tirou no dia, Felipe viu e reviu os registros diversas vezes no celular que tinha em mãos. Ao ser questionado sobre qual o seu personagem favorito de "Star Wars", o jovem fã foi pragmático: "Todos!". Mas seu pai o denunciou: "Tem um que você gosta mais sim, que você tem diversos no seu quarto". "O stormtrooper!", disse o menino.

De mãe para filho

No mesmo evento, uma família era a prova de que nem todas as histórias são como a de Fernando e Felipe. Isso porque a diarista Marina Cristina da Silva, 39, seguiu o "curso natural" a qual estamos acostumados e passou ao seu filho sua paixão.

A Splash, Marina conta que sua relação com "Star Wars" se iniciou a partir de seu marido. "Eu fui conhecendo aos poucos, mas me apaixonei."

O amor pela saga foi tanto que, ao engravidar, viu a oportunidade de homenagear o universo de George Lucas. "Quanto tive o meu filho, não tive dúvidas: coloquei o nome de Luke", explica a escolha, uma referência ao protagonista Luke Skywalker, um dos maiores heróis da série de filmes.

Hoje com 5 anos, Luke acompanha os pais na celebração do dia de "Star Wars" e foi vestido a caráter ao evento: com a fantasia do jedi Skywalker. Já Marina fez cosplay da Princesa Leia, e o marido, de Stormtrooper.

Para ela, a única opção era a de aproveitar o dia para celebrar algo tão especial. "É uma data que não dá para fazer mais nada!", conclui.

A família de Marina é inteira fã de 'Star Wars'  - Iwi Onodera/ UOL - Iwi Onodera/ UOL
A família de Marina é inteira fã de 'Star Wars'
Imagem: Iwi Onodera/ UOL