Topo

Luisa Micheletti sobre assédio no audiovisual: 'Antes era normalizado'

Luísa Micheletti apresentou programas na MTV e no Multishow - Divulgação
Luísa Micheletti apresentou programas na MTV e no Multishow Imagem: Divulgação

Colaboração para Splash

02/05/2022 15h55

A atriz e apresentadora Luisa Micheletti, 38 anos, compartilhou ontem nos stories do Instagram algumas experiências negativas que vivenciou nos bastidores da televisão. Ela enumerou diversas frases preconceituosas ou de assédio que escutou ao longo de pelo menos 15 anos.

"Precisa fazer essa sobrancelha, está parecendo uma índia", "É ruim parecer uma indígena?", "Quadril muito largo para essa personagem, ainda bem que se passa em 1820", escreveu ela.

1 - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Luisa Micheletti relatou situações dos últimos 15 anos
Imagem: Reprodução / Instagram

"Acho que estou apaixonado por você', diz alguém que tem poder sobre sua carreira, por mensagem de texto de madrugada", recordou ainda a apresentadora. "Tá cheio de loira pra passar na sua frente", "Eu quero alguém mais jovem, você tem 33 anos" e "Quer mesmo esse trabalho, vem comigo pro hotel", foram outras frases recordadas.

2 - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Luisa Micheletti relatou situações dos últimos 15 anos
Imagem: Reprodução / Instagram

Em conversa com Splash, a artista explicou que decidiu expor sua experiência pessoal devido à mobilização recente de mulheres para a mudança de critérios da indústria audiovisual em relação a abusos — para que eles não sejam mais normalizados como eram antes.

Ainda nos stories do Instagram, Luisa encerrou a sequência de posts com uma conclusão e um apelo importantes.

3 - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Stories da atriz e apresentadora Luisa Micheletti
Imagem: Reprodução / Instagram

Confira o texto na íntegra:

A boa notícia para o mercado audiovisual é que uma dessas pessoas rodou, graças a mulheres, que como eu, se disponibilizaram a contar suas histórias quando solicitadas pelas empresas que contratariam o assediador. Parece que o mundo está mudando. Parece que virou critério de contratação esse tipo de conduta. Antes era normalizado. O mundo tarda, mas muda.

As histórias que contei aconteceram há anos, mas a consequência pro assediador foi bem recente.

Então eu agradeço as mulheres que me encorajaram a dar meu depoimento pra grande empresa (vocês sabem quem vocês são), porque tive um medo do cara***. Viva!

E se você é uma mulher que está sofrendo assédio no audiovisual, eu sei quem pode te ajudar. Qualquer coisa, chama inbox.

E fico feliz que as mulheres da grande empresa de streaming possam ter a possibilidade de não ter um chefe abusivo. Admirável a organização!

Sorte delas que as mulheres que se ferraram bastante na mão desse cara tiveram coragem de falar e atestar as denúncias.

Não soltar a mão de ninguém é reconhecer todos os lados da história. Só assim as mulheres vão realmente se fortalecer.

4 - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Stories do Instagram da atriz e apresentadora Luisa Micheletti
Imagem: Reprodução / Instagram

Luísa Micheletti é conhecida por ter apresentado diversos programas na MTV e no Multishow. Como atriz, ela participou de novelas como "Novo Mundo" (2017) e "Malhação - Casa Cheia" (2013) e de filmes como "Linha de Passe" (2008) e "Rota de Fuga" (2016).