Topo

Turma da Mônica ganha primeira personagem surda: Sueli, uma fã de esportes

Nova personagem da Turma da Mônica, Sueli, é surda Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

29/04/2022 18h32Atualizada em 30/04/2022 16h23

A primeira personagem surda da Turma da Mônica se chama Sueli, tem 9 anos e é fã de esportes. A estreia dela será por meio de publicações nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa em parceria com a 24ª Surdolimpíadas de Verão, evento esportivo internacional, sediada em Caxias do Sul (RS) entre 1º e 15 de maio.

A nova personagem se comunica por Libras (Língua Brasileira de Sinais), meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil, e deve abordar aspectos e temas comuns à comunidade surda, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão, ainda mais fundamentais nos dias de hoje.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 5% da população brasileira, cerca de 10 milhões, têm alguma deficiência auditiva. - e todas elas poderão se sentir representadas por Sueli. A ideia de criação da personagem nasceu de uma vontade antiga do desenhista Mauricio de Sousa e, com a realização do evento olímpico, ganhou forma, conforme comunicado.

Maurício de Sousa Imagem: Lailson dos Santos/Divulgação

"A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse", afirmou Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica.

Para elaborar a personagem, os estúdios da Mauricio de Sousa Produções contaram com a colaboração da organização da 24ª Surdolimpíadas e de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fundação São Paulo e vinculada academicamente à PUC São Paulo que atua na educação, acessibilidade e empregabilidade de surdos, e oferece atendimento clínico para pessoas de baixa renda com alterações de audição, voz e linguagem.

Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), pois já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista.

Em sua 24ª edição, a Surdolimpíadas de Verão vai receber atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas. É a primeira edição na América Latina e o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Sueli: nova personagem da Truma da Mônica Imagem: Divulgação

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Turma da Mônica ganha primeira personagem surda: Sueli, uma fã de esportes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade