Topo

Em 'Pantanal', Almir Sater não queria voltar às novelas: 'Atrapalha muito'

Almir Sater é o chalaneiro Eugênio no remake de "Pantanal" - João Miguel Júnior/Globo
Almir Sater é o chalaneiro Eugênio no remake de 'Pantanal' Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Colaboração para Splash

25/04/2022 07h53

O jejum de 16 anos que Almir Sater, 65 anos, manteve das novelas não se deu por acaso. Afastado do gênero desde 2006, quando atuou em "Bicho do Mato" (Record TV), ele admitiu que não tinha qualquer intenção de voltar ao gênero favorito do público da TV.

"Realmente, não estava mais nos meus planos. Eu sou músico, e a novela prende muito a gente e acaba atrapalhando. Quando estamos numa, até tocamos pior. Com 'Pantanal' agora nem tem sido tanto assim, porque eu tenho tocado muito nas cenas e nos bastidores", explicou o ator e cantor, que atualmente vive o chalaneiro Eugênio no remake da trama de Benedito Ruy Barbosa.

"O Eugênio é um personagem muito mais do Bruno [Luperi, autor da adaptação] do que do Benedito. Na primeira versão, tinha um chalaneiro, vivido pelo Ivan de Almeida, mas ele não mantinha essa relação próxima com os personagens de diferentes núcleos. Para mim, tem sido um prazer. Mesmo depois de tanto tempo, não senti dificuldade em voltar para a frente das câmeras. Quando o texto é bom, fica tudo fácil", elogia, em entrevista ao jornal "O Globo".

Para quem não se recorda, Sater atuou também na primeira versão da história, transmitida pela TV Manchete em 1990. Seu personagem naquele então era o violeiro Trindade, que agora será vivido por Gabriel Sater, filho de Almir na vida real.

"Gabriel acompanhou parte das gravações da primeira versão quando era criança. Agora, a gente chegou a conversar sobre o personagem, mas achamos melhor não falarmos muito para que ele possa encontrar o caminho dele para o Trindade", conta.

O pai coruja, aliás, é só elogios aos dotes artísticos do herdeiro. "Ele é um menino muito talentoso e o seu instrumento de origem é violão erudito. Começou a estudar viola com mais afinco para o personagem e está tocando muito bem."