Topo

Repórter da TV Globo diz que achava que fosse morrer ao ser esfaqueado

Polícia prende dois suspeitos de terem esfaqueado repórter, diz Globo - Reprodução/Instagram
Polícia prende dois suspeitos de terem esfaqueado repórter, diz Globo Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, no Rio

25/04/2022 20h11

O jornalista Gabriel Luiz, que levou dez facadas na véspera da Páscoa no Distrito Federal, prestou depoimento à polícia hoje. Apesar de ainda estar internado, ele apresenta lucidez, bom estado clínico e se recorda do que aconteceu naquela noite.

Segundo o delegado Petter Ranquetat, da 3ª DP (Cruzeiro - DF), em entrevista coletiva à imprensa, o depoimento do jornalista corroborou com as investigações de que o profissional da TV Globo foi vítima de um latrocínio tentado, ou seja, roubo seguido de agressões que poderiam levar à morte.

"A depoimento do Gabriel durou aproximadamente uma hora e corroborou toda a investigação feita pela polícia. Ele recorda que, de fato, esses dois elementos teriam se aproximado dele e que ambos, antes de qualquer agressão, teriam mencionado 'acabou' ou 'perdeu' e, logo depois, começaram as agressões com faca", contou o delegado.

Ele acrescentou que diante das agressões, Gabriel esboçou uma tentativa de reação. Nesse momento, o jovem que não portava a faca teria segurado o jornalista para que o outro continuasse a esfaqueá-lo. Desesperado, Gabriel gritou e pediu para que eles parassem:

Levem tudo, parem, por favor!
Disse Gabriel em depoimento à polícia

Depois, o jornalista disse que ouviu um vizinho gritando que estava filmando e, assim, os dois jovens teriam fugido e levado os pertences do Gabriel. Após as agressões, ele se dirigiu até a portaria do seu prédio na tentativa de ser socorrido pelos vizinhos

A polícia, até o momento, descarta que seja um atentado. Inclusive, Gabriel disse que não percebeu qualquer movimentação estranha no bar no qual estava com amigos. Ele só percebeu que estava sendo seguido perto de sua casa, tentou acelerar o passo, mas foi alcançado.

"O Gabriel narrou que, anteriormente, recebeu ameaças, mas que recentemente não recebeu nenhuma ameaça concreta contra a sua vida", continuou o delegado.

Os assaltantes foram detidos em menos de 24h após o crime. Em depoimento, José Felipe Leite Tunholi, de 19 anos, e um menor de 17 contaram que viram em Gabriel em uma potencial vítima e decidiram assaltá-lo.

A investigação da Polícia Civil do Distrito Federal já foi encaminhada para a Justiça e o Ministério Público tem o prazo de até cinco dias para oferecer denúncia.

Perfil

Funcionário da TV Globo há mais de seis anos, Gabriel atua as funções de editor e repórter dos telejornais locais de Brasília ("Bom Dia DF", "DF1" e "DF2"). Segundo apresentação no Linkedin, rede social direcionada para a área profissional, ele cursou jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília) de 2011 a 2014 e atua na área há mais de dez anos.

No início de trajetória, o jornalista começou a trabalhar como repórter estagiário do jornal Correio Braziliense e depois de sete meses se mudou para trabalhar na rádio CBN, chegando à TV Globo no último ano de graduação.

O profissional fez estágio de dez meses na emissora da família Marinho e participou ativamente na produção conteúdo para o canal GloboNews e o portal G1. Após concluir o ensino superior, ele foi repórter de cidades e economia no Correio Braziliense e de política no portal Metrópoles.

Gabriel retornou à TV Globo do DF em 2015 e passou a trabalhar como repórter de cobertura de notícias locais. Em quatro anos, ele ganhou a promoção para o cargo de editor de notícias e seguiu sendo rosto cativo na televisão local com informações do dia a dia.

O jornalista, inclusive, havia comemorado nas redes sociais, na última quarta-feira (13), o aniversário de três anos como editor de notícias em um dos telejornais locais da emissora.