Topo

Lázaro Ramos: 'Medida Provisória é um espelho do Brasil hoje'

Colaboração para Splash, em São Paulo

14/04/2022 15h33

Depois de muita espera, "Medida Provisória", filme dirigido por Lázaro Ramos, chegou aos cinemas hoje (14). Baseado na peça "Namíbia, não", a trama traz um futuro distópico sobre o Brasil em que um governo autoritário ordena que todos os cidadãos afrodescentes se mudem para a África, o que cria um caos sem precedentes.

O Splash Show destacou uma entrevista de Lázaro Ramos e Taís Araújo - que faz parte do elenco - concedida à Renata Boldrini, da Ingresso.com. O diretor comenta que o mote da expulsão dos negros para o continente africano não é o único tema abordado no filme.

O que me choca mais é que o filme não é mais uma distopia. Tem coisas que já acontecem hoje em dia, várias violências, descrédito, silenciamento. Aí o filme se torna um espelho do que vivemos hoje. Se formos pensar, o filme lembra uma trajetória do nosso país também, em que as pessoas foram escravizadas e tratadas como animais. Minha esperança é de que ao assistir ao filme a gente possa ter uma conversa constante sobre o projeto de país que queremos.

Antes de chegar ao grande público, o longa foi vítima de atrasos e até tentativas de boicote por parte de apoiadores do governo Bolsonaro. A mais recente investida contra o filme veio por meio de Eduardo Bolsonaro, o ex-secretário de Cultura Mário Frias e o ex-presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo. Os três criticaram a fala de Taís Araújo, protagonista da história, em entrevista a Splash, chamando os anos de governo Bolsonaro de "infernais".

'Splash Show com Zeca Camargo'

Apresentado por Zeca Camargo toda quinta e sexta, o "Splash Show" assume sua pegada mais pop, discutindo os assuntos que estão bombando nas séries, nos filmes e também na música. O programa vai ao ar às 13h no YouTube de Splash.