Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Pantanal': Tadeu é mesmo filho de José Leôncio? 1ª versão foi diferente

José Leôncio (Marcos Palmeira) chega em casa com Tibério (Guito) para apresentar a Filó (Dira Paes ) - Globo/Fabio Rocha
José Leôncio (Marcos Palmeira) chega em casa com Tibério (Guito) para apresentar a Filó (Dira Paes ) Imagem: Globo/Fabio Rocha

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

13/04/2022 11h57Atualizada em 13/04/2022 12h51

Um dos conflitos de Jove (Jesuíta Barbosa) quando chega ao Pantanal na segunda fase da novela para encontrar seu pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), é descobrir que os dois não são nada parecidos. O outro é encontrar em Tadeu (José Loreto), "afilhado" do fazendeiro, um homem muito mais apto para lidar com as terras e os bois.

Mas será que José Leôncio é mesmo pai do mais velho?

Na história, Filó (Leticia Salles/Dira Paes) havia revelado ao patrão que Tadeu era fruto de uma relação que os dois tiveram. Desde então, o menino foi tratado como filho por José Leôncio, e criado para crescer e tomar conta das terras — como ele gostaria de fazer com Jove.

Mesmo assim, a paternidade continuou um segredo: para os demais peões e moradores do Pantanal, Zé é apenas padrinho de Tadeu. Por isso, quando Jove chega à região, os dois se veem como ameaças.

Atenção! Contém possíveis spoilers sobre a trama da novela

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Alerta de Spoiler Splash
Imagem: Arte UOL

O segredo de Filó

Mãe e filho: Filó (Dira Paes) e Tadeu (José Loreto) em 'Pantanal' - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Mãe e filho: Filó (Dira Paes) e Tadeu (José Loreto) em 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Na trama original de Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar na TV Manchete em 1990, há muito mistério em torno da verdadeira paternidade de Tadeu. Até mesmo os peões comentam sobre a semelhança física entre o rapaz e o criador de gado.

No entanto, embora passe toda a trama acreditando que José Leôncio é seu pai biológico, Tadeu descobre que isso não é verdade na reta final do folhetim.

Em um dos últimos capítulos, o rapaz, que era vivido pelo próprio Marcos Palmeira, escuta uma conversa entre sua mãe e o fazendeiro. Nesta conversa, Filó revela que Tadeu não é filho de Zé, e declara:

"Você é o único pai que ele teve. O que me preocupa é o jeito que às vezes você fala com ele. Morro de medo que meu Tadeuzinho descubra que você não é o pai dele."

pantanal - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
José Leôncio (Renato Góes), Filó (Letícia Salles) e Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) na primeira fase de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Tadeu, então, foge pela mata, e acaba encontrando o Velho do Rio. A entidade consola o rapaz, dizendo que paternidade não é apenas biológica, e que José Leôncio é o único pai que ele realmente já teve.

A trama, no ar atualmente na faixa das 21h da TV Globo, é adaptada por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, e segue o conceito de obra aberta. Isso quer dizer que as gravações não foram finalizadas, e que ela poderá passar por alterações durante a exibição.

Por isso, não se sabe se a história de Tadeu, Filó e José Leôncio seguirá o mesmo destino.