Topo

Menina de 7 anos é 1ª nordestina candidata do Brasil no Mini Miss Universo

Sofia Moraes tem apenas 7 anos e vai representar o Brasil em concurso de miss infantil na Colômbia, em 2023 - Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí
Sofia Moraes tem apenas 7 anos e vai representar o Brasil em concurso de miss infantil na Colômbia, em 2023 Imagem: Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí

Caio Santana

De Splash, em São Paulo

11/04/2022 19h50Atualizada em 11/04/2022 20h24

Bailarina, modelo, futura pediatra. É assim que se descreve Sofia Moraes nas redes sociais, monitorada por adultos. Com apenas sete anos, ela já conquistou dois títulos em concursos de miss para o público infantil: Mini Miss Piauí 2021 e Mini Miss Brasil 2022. O mais recente veio em março, no Concurso Pequena Miss Brasil, realizado em Curitiba. O próximo desafio será no Mini Miss Universo 2023, em Cartagena das Índias, na Colômbia.

"A Sofia sempre quis desfilar. Então nós a colocamos em uma agência de modelos de Teresina e na agência havia outras garotas que já tinham participado do Mini Miss Piauí. Então na agência surgiu a ideia de inscrevê-la no concurso infantil. E a Sofia começou a conhecer o Mundo Miss e se apaixonou", afirma a tia, Germana Moraes, em entrevista a Splash.

"Fiz várias amigas, o concurso foi bem legal. Fui muito divertido, fui para a casa das X [idealizada pela Xuxa Meneghel, em Curitiba], andei de limousine", confessa ainda Sofia, em conversa com a reportagem através de áudios no WhatsApp após chegar da escola.

Trabalhando como modelo e Mini Miss Brasil há 3 semanas, ela já colhe frutos: "As pessoas me reconhecem, pedem para eu tirar foto. [Hoje] Faço trabalho para uma loja de Teresina, porque sou blogueira".

foot 1 - Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí - Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí
Mini Miss Brasil 2022 quando esteve no Rio de Janeiro após vencer o concurso nacional em Curitiba
Imagem: Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí

A conquista

Sua vitória no Mini Miss Brasil veio após trabalho com equipe de cerca de dez pessoas que vai de coordenador a fotógrafo e designer de vestidos.

E, se concursos de beleza adultos costumam gerar debates sobre exposição de corpos femininos e critérios ultrapassados — apesar de algumas mudanças como o Miss Alemanha, cuja a última vencedora foi a brasileira de 37 anos, Domitila Barros —, a tia Germana garante que nos infantis prevalece a diversão.

"Os concursos infantis são uma diversão para as crianças, onde as crianças brincam e fazem novas amizades. A parte da produção fica por conta da família, então isso permite com que a criança continue com a rotina leve dela", explica a madrinha, afirmando que a viagem até o concurso nacional em Curitiba foi a primeira que Sofia fez de avião.

foto 2 - Divulgação/ Mini Miss Piauí - Divulgação/ Mini Miss Piauí
Sofia quando venceu o Mini Miss Piauí 2021
Imagem: Divulgação/ Mini Miss Piauí

O coordenador estadual da Mini Miss, Ronald Rocha, concorda com Germana e complementa: "Os concursos infantis servem para tirar as crianças mais do mundo da timidez e também para explorar seus talentos, pois concurso não é só ter beleza e sim um conjunto. [E claro] sempre com diversão e sem tirar a essência da criança".

A família ficou tensa nos dias anteriores ao concurso, principalmente por se tratar da primeira experiência que a pequena Sofia teve em uma competição nacional. Porém, Germana disse que eles estavam confiantes com a preparação feita e afirma que as motivações da menina entrar em concursos de beleza tão nova vão além da competição em si.

"Nós da família acreditamos que através do concurso a Sofia pode fazer novas amizades, conhecer novos lugares e novas culturas. Surgiu na Sofia o interesse de estudar novos idiomas como o inglês e o espanhol. Então acreditamos que o concurso vai trazer muitos benefícios para o crescimento dela como pessoa."

Feito inédito e próximos passos

"Sofia Moraes é a primeira piauiense e nordestina a participar do Mini Miss Universe. [...] Desde 2017 ele vem sendo realizado com crianças de todo o mundo, sendo uma das franquias mais importantes das competições internacionais infantis", destaca o coordenador do Mini Miss Piauí, Ronald Rocha.

Com vontade de ser miss adulta quando crescer, mesmo muito nova Sofia já pretende cursar medicina quando terminar o ensino médio. Para a família, as duas carreiras são incertas, mas possíveis de serem conciliadas.

foto 3 - Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí - Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí
Sofia após vencer o Mini Miss Brasil em Curitiba, em 19 de março
Imagem: Divulgação/ Leonardo Rubert/ Mini Miss Piauí

"Ainda é cedo para dizer se ela vai querer seguir na carreira miss quando adulta. Mas acredito que teria como conciliar as duas carreiras sim. Temos como exemplo uma Miss Piauí que é médica. Nossa família sempre apoiará a Sofia na decisão que ela tomar", ressalta Germana.

A pequena Sofia vai em busca do título inédito do Brasil no concurso sediado na Colômbia em 2023, ainda sem data, após o país ter sido vice em 2021 com a sul-mato-grossense Ana Carolina Leite. Se depender de inspirações de misses adultas, sua conta no Instagram já segue a Miss Colômbia e Vice-Miss Universo 2015, Ariadna Gutiérrez; e também a indiana Harnaaz Kaur Sandhu, atual Miss Universo.

Estou muito feliz em ser a Mini Miss Brasil e vou representar o Brasil no Mini Miss Universo, na Colômbia. [...] Sou nordestina, vou atrás dos meus sonhos e nunca desisto Sofia Moraes, Mini Miss Brasil 2022 rumo ao Mini Miss Universe 2023