Topo

Tapa, punição e dinheiro: a linha do tempo do caso Will Smith x Chris Rock

Will Smith recebe o Oscar de Melhor Ator por "King Richard - Criando Campeãs" - Divulgação
Will Smith recebe o Oscar de Melhor Ator por 'King Richard - Criando Campeãs' Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

10/04/2022 16h39

O 94º Oscar tinha tudo para ser um divisor de águas na carreira de Will Smith. Com um currículo extenso e versátil, que vai de "Um Maluco no Pedaço" a "MIB - Homens de Preto", o ator de 53 anos era o favorito para levar o Oscar de melhor ator, por sua interpretação de Richard Williams no longa biográfico "King Richard - Criando Campeãs".

Will tornou-se o quinto homem negro a ganhar a honraria na categoria de "melhor ator principal", mas sua vitória ficou ofuscada por um ato que lhe custou caro.

Duas semanas depois da cerimônia, o que já aconteceu em torno do caso?

O tapa

Will Smith dá tapa em Chris Rock durante o Oscar - Reprodução/Internet - Reprodução/Internet
Will Smith dá tapa em Chris Rock durante o Oscar
Imagem: Reprodução/Internet

No dia 27 de março, durante a cerimônia do Oscar 2022, Chris Rock subiu ao palco para anunciar os indicados ao prêmio de melhor documentário. Em sua apresentação, ele citou a atriz Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, e disse: "Jada, mal posso esperar para te ver em 'No Limite da Honra 2'."

A fala em referência ao filme "G.I. Jane" ironizava o fato de Jada estar careca. A atriz decidiu raspar os cabelos após descobrir sua alopecia. Will Smith, então subiu ao palco e desferiu um tapa no rosto do comediante, dizendo: "Tire o nome da minha mulher da sua boca."

O comediante, vale lembrar, já havia provocado Jada durante o Oscar 2006, e faz piadas com ela desde a década de 1990.

Opiniões divididas

Depois de Will Smith pedir desculpas em um post no Instagram, as opiniões se dividiram entre fãs e celebridades na internet.

Alguns, como Jim Carrey, Zoë Kravitz e a lenda da NBA Kareem Abdul-Jabbar, criticaram a agressão cometida por Will. Outros, como Nicki Minaj e Lamar Odom, saíram em defesa de Smith por se posicionar para proteger a esposa.

Convidado a se retirar?

Alguns dias após o incidente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) declarou em comunicado que pediu a Will Smith que se retirasse da cerimônia após o tapa, mas o ator teria se recusado a ir embora.

"O conselho de governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia", diz o comunicado oficial compartilhado pelo site The Hollywood Reporter.

"As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever. Will Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou. Também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente", concluiu o texto.

Will vive o pai das tenistas Venus e Serena Williams no longa 'King Richard - Criando Campeãs' - Divulgação - Divulgação
Will vive o pai das tenistas Venus e Serena Williams no longa 'King Richard - Criando Campeãs'
Imagem: Divulgação

Mas, aparentemente, as coisas não foram bem assim.

Fontes ouvidas pela Variety alegam que nenhum pedido formal ou explícito foi feito ao ator de "King Richard - Criando Campeãs" para que ele se ausentasse. As fontes dizem também que o produtor Will Packer chegou a conversar pessoalmente com Will, dizendo que a produção do evento gostaria que ele ficasse até o fim da transmissão.

Show lotado para um...

Dias depois da cerimônia, o show de comédia de Chris Rock esgotou os ingressos em Boston, e a procura por tickets para suas apresentações stand up dispararam. Ele disse à plateia que ainda "estava processando" o que aconteceu na noite do fatídico domingo.

...projetos congelados para outro

Para Will Smith, as coisas foram diferentes. Diversos dos filmes em que o ator estava envolvido, como "Bad Boys 4", "Fast and Loose", da Netflix, e "Emancipation", do Apple TV+, parecem ter estagnado.

O ator parece ter virado "persona non grata" em Hollywood, e ter seu nome envolvido em projetos tornou-se algo indesejado.

Resignação

Will Smith recebe o Oscar de melhor ator - Getty Images - Getty Images
Will Smith recebe o Oscar de melhor ator
Imagem: Getty Images

Antes de uma decisão por parte da Academia, Will Smith anunciou que estava deixando o posto de membro da organização, que ocupava desde 2001. Em nota, ele pediu desculpas a Chris Rock e aos espectadores:

"Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris, sua família, muitos dos meus amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa."

Fora da AMPAS, Will Smith não pode ter acesso a exibições e eventos realizados pela organização; nem votar no Oscar. Ainda assim, pode ser votado.

Audiência disciplinar e banimento

Após reunião interna, a Academia decidiu que Will Smith estava banido por 10 anos de qualquer evento da organização.

"O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, mas não limitado, o Oscar", diz nota apresentada pelo presidente da Academia, David Rubin.

Novamente, isso não quer dizer que Smith não poderá ser votado. Ele poderá estar normalmente entre os indicados de suas premiações, mas é proibido de comparecer para receber uma nova estatueta nos próximos 10 anos.

Opiniões divididas, mais uma vez

Segundo reportagem do site The Hollywood Reporter, os membros da Academia também se dividiram quanto à punição adequada para Will.

Alguns consideraram o banimento um exagero, e outros acharam que era leve demais. Uma outra parcela dos membros considerou que o banimento por uma década era uma sanção adequada.

Vale tudo por dinheiro?

Chris Rock nos bastidores do Oscar 2022 - Al Seib /A.M.P.A.S. via Getty Images - Al Seib /A.M.P.A.S. via Getty Images
Chris Rock nos bastidores do Oscar 2022
Imagem: Al Seib /A.M.P.A.S. via Getty Images

Lotando shows pelos Estados Unidos e sendo aplaudido de pé em suas apresentações, Chris Rock disse que não vai se pronunciar sobre o ocorrido, a não ser que receba para isso.

"Eu estou bem e tenho um show inteiro para vocês nessa noite. Eu não vou falar sobre [o tapa] até que me paguem para isso. Minha vida está boa. Eu até estou ouvindo melhor", declarou ontem para o público na cidade de Indio, na Califórnia.

Já Smith, em nota, disse: "Eu aceito e respeito a decisão da Academia."