Topo

Na Globo, Luciano Huck detona Eduardo Bolsonaro por ataque à Miriam Leitão

Luciano Huck criticou Eduardo Bolsonaro por ataque à Miriam Leitão - Reprodução
Luciano Huck criticou Eduardo Bolsonaro por ataque à Miriam Leitão Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Maceió

10/04/2022 20h11

O apresentador Luciano Huck detonou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após o parlamentar atacar a jornalista Miriam Leitão, que integra o time de profissionais do grupo Globo e foi torturada na época da ditadura militar brasileira (1964-1985).

Durante o "Domingão" de hoje, Huck, ao parabenizar os aniversariantes, citou Miriam Leitão e disse se solidarizar com a comunicadora, que foi "covardemente atacada nas redes" — o apresentador, no entanto, não citou nominalmente o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Miriam Leitão essa semana foi covardemente atacada nas redes, uma mulher que foi torturada grávida e tem gente que tem coragem de debochar", declarou Luciano Huck.

Entenda

No último domingo (3), o deputado federal Eduardo Bolsonaro debochou da tortura sofrida por Miriam Leitão, após a jornalista apontar o presidente Jair Bolsonaro como um inimigo da democracia — em 2016, na ocasião do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, Bolsonaro, ainda um parlamentar do Centrão, exaltou o torturador Brilhante Ustra em um ataque à petista, que foi presa e torturada pelos militares.

"Ainda com pena da cobra", disse Eduardo, em referência a um dos métodos utilizados pelos torturadores aplicados contra Miriam Leitão, quando ela foi presa em 1972, no quartel do Exército em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo a comunicadora contou, ela foi agredida fisicamente com chutes e tapas, teve que ficar nua na frente de dez soldados e foi trancada numa sala escura com uma jiboia. Na ocasião, ela era militante do PCdoB.

Em editorial, O Globo classificou como "repugnante" o ataque de Eduardo Bolsonaro. "A manifestação do deputado deve ser repudiada com toda a veemência", afirmou, ressaltando que a postura do parlamentar foi "incompatível" com o cargo, "mas sobretudo com a decência e o respeito humanos".

Nas redes sociais, repórteres do grupo Globo, como Guga Chacra, Natuza Nery, Gerson Camarotti e Giuliana Morrone, repudiaram o deboche de Eduardo Bolsonaro, e chamaram-no de "covarde".

Além disso, deputados acionaram o Conselho de Ética da Câmara contra o filho 03 do presidente. A representação será apresentada por políticos do PSOL, PCdoB e do PT.

Posteriormente, Miriam Leitão também se manifestou sobre o ocorrido e agradeceu as mensagens de carinho que recebeu. Para ela, o apoio vindo de amigos e fãs lhe ajudam a ter esperanças em relação ao Brasil e ao futuro da democracia.