Topo

Nem grunge nem lollipop: Lina sai do 'BBB' e deixa comadres sem líder

Colaboração para Splash, em Sâo Paulo

10/04/2022 23h40Atualizada em 11/04/2022 13h10

Linn da Quebrada pode ter entrado com alguns dias de atraso no "BBB 22" (TV Globo), mas não precisou de muito tempo para consolidar-se como uma das protagonistas da edição. A cantora foi a décima segunda eliminada do programa. Ela foi a mais votada pelo público, com 77,6% dos votos. Eliezer e Gustavo seguem na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. O designer recebeu 15,66% dos votos e o ex-morador da casa de vidro, 6,74%. No total, o paredão recebeu 83.569.638 votos.

Embora tenha se jogado no "BBB" com tudo, Lina teve alianças questionáveis e estratégias falhas que a colocaram na mira da casa e do público. Indicada por Douglas Silva, a artista paulistana foi a décima segunda eliminada, não sobrevivendo a um paredão contra Eliezer e Gustavo.

Relembre os altos e baixos vividos por Linn da Quebrada na casa mais vigiada do Brasil:

Entrada tardia, mas poderosa

BBB 22: Look de entrada de Linn da Quebrada com camiseta da arte "Anastásia Livre" - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Look de entrada de Linn da Quebrada com camiseta da arte "Anastásia Livre"
Imagem: Reprodução/Globoplay

A estreia de Lina no "BBB 22" foi impedida pela covid-19. Ela e outros dois participantes do grupo camarote contraíram o vírus durante o confinamento pré-programa e precisaram entrar no quarto dia de reality.

Ela foi a primeira sister entre os três "covidados" a abrir a porta e trouxe uma mensagem poderosa estampada na camisa. Lina vestiu uma arte com a imagem da mulher escravizada Anastácia representada como uma pessoa livre. O desenho tem autoria de Yhuri Cruz e faz parte da coleção "Monumento à Voz de Anastácia".

'Não sou homem, nem sou mulher, sou travesti'

Em sua apresentação aos brothers da casa, Lina emocionou. A artista falou sobre quem é, a que veio e abordou também sua identidade de gênero.

Quando perguntam: 'O que você faz da vida?', não quero que seja só o meu trabalho, eu não sou só cantora. Tenho uma cachorra, tenho minha mãe, sou filha da dona Lilian, estou aqui também por ela, para poder garantir uma velhice mais confortável para a minha mãe. Poder garantir uma casa, um lugar onde a gente tenha onde ficar. Linn da Quebrada

A sister não conseguiu segurar as lágrimas ao falar da mãe.

Sou chorona, sou canceriana com ascendente em aquário, sou determinada, sou corajosa, mas sou muito medrosa. Sou contraditória, complexa, trabalho com o erro, a falha, o fracasso. Eu fracassei. Sou o fracasso de tudo aquilo que esperavam que eu fosse, não sou homem, nem sou mulher, sou travesti. Lina

Pronomes errados

BBB 22: Lucas chora após errar pronome de Lina - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Lucas chora após errar pronome de Lina
Imagem: Reprodução/Globoplay

Apesar de deixar bem claro que deseja ser chamada pelo pronome feminino (ela, dela), muitos brothers insistiram em se referir a Lina no masculino. Os erros abalaram muito a autoestima da cantora na casa e deixaram seus fãs incomodados do lado de fora.

A primeira a errar o pronome foi Eslovênia, que, desde então, chamou a colega no masculino muitas outras vezes. Mas Gustavo, Laís, Pedro Scooby, Tiago Abravanel e Lucas também cometeram o mesmo erro.

Linn foi compreensiva nas primeiras vezes, apesar de não deixar de corrigir. Mas, ao longo do programa, com as repetições do erro, ela foi se cansando.

"Estamos na metade do programa e a cada dia que passa eu sinto que é isso, por quanto tempo mais eu vou amenizar o que eu tô sentindo pra tornar mais leve pro outro, né", refletiu em um raio-x.

Em outro momento, Lina também foi alvo de preconceito religioso por parte de Douglas Silva. Após Scooby ter insônia, o ator disse que ele teria sido alvo de algum tipo de ritual —"mandinga", em suas palavras— por Linn, que lhe presenteou com suas tranças.

Tadeu ao resgate

A questão do pronome foi tão grave que o apresentador Tadeu Schmidt precisou, pessoalmente, chamar a atenção do elenco. "Você tem o pronome 'ela' tatuado acima da sua sobrancelha. Eu queria que você explicasse por que você fez essa tatuagem, reforçando como as pessoas devem se dirigir a você", pediu, durante o programa ao vivo.

Eu fiz essa tatuagem, na verdade, por causa da minha mãe, porque no começo da minha transição, minha mãe ainda errava e me tratava no pronome masculino. Eu falei: 'Mãe, eu vou tatuar 'ela' na minha testa, pra ver se a senhora não erra.' E acho que assim também é uma indicação para as outras pessoas. Então, ficou na dúvida, lê e vocês lembram que eu quero ser tratada nos pronomes femininos. Lina

Beijaços

BBB 22: Maria e Lina se beijam  - Reprodução: Globoplay - Reprodução: Globoplay
BBB 22: Maria e Lina se beijam
Imagem: Reprodução: Globoplay

Pegadora no "BBB 22", Maria compartilhou com Lina dois beijos quentes durante sua estadia na casa. A cantora e atriz, que foi expulsa após agredir a participante Natália, não teve Lina como forte aliada no programa, mas isso não impediu das duas protagonizarem beijos impressionantes.

No entanto, depois do primeiro beijo, Linn confessou que temeu a forma como seria vista pelo público. "Eu tô com medo de ser odiada pelo Brasil", desabafou.

Joga y joga

Lina foi reconhecida pelos próprios brothers como uma das maiores jogadoras do programa. Ela, apesar de conversar com todos os participantes, deixou clara suas alianças e desavenças.

Natália, Jessilane e Naiara Azevedo foram as amigas mais próximas da artista na casa, e o quarteto ficou conhecido pelos fãs como "comadres". No entanto, com a saída de Naiara, alguns brothers começaram a ver com maus olhos a amizade.

Arthur, Gustavo e Paulo André citaram que Lina influenciava o jogo de Natália e Jessilane, e as utilizava para se proteger.

Alianças improváveis

BBB 22: Rodrigo e Linn da Quebrada formam aliança para não irem para o paredão - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Rodrigo e Linn da Quebrada formam aliança para não irem para o paredão
Imagem: Reprodução/Globoplay

Lina também começou o jogo muito próxima de Rodrigo, Tiago e Pedro Scooby, mas se afastou dos rapazes principalmente por suas desavenças com Douglas Silva. A conversa do brother com Jessilane, que revelou que ele seria opção de voto da cantora, foi o início do fim.

Um rapaz de quem Linn permaneceu próxima até o final do programa foi Lucas —o "hétero top do bem". Ele foi apenas uma das amizades improváveis da cantora no programa; seus fãs não esperavam que ela se aliasse a ele e a Rodrigo, por exemplo.

O gerente comercial detalhou a relação com Lina em conversa com Bárbara: "Ela tinha tudo para ser uma daquelas mulheres chatas, mimimi, mas ela é tão leve que a leveza dela te deixa constrangido".

Chumbo trocado com P.A

Paulo André e Lina sempre tiveram uma das maiores rivalidades do programa. Apesar de conviverem tranquilamente na maior parte do tempo, os dois se votaram e já indicaram um ao outro durante suas lideranças.

Apesar da rivalidade duradoura e de já ter sido indicada por P.A, Lina foi muito criticada por espectadores ao colocar o atleta no paredão, após o brother, Douglas Silva e Pedro Scooby desistirem, em consenso, da prova da liderança.

Lina também tinha uma relação conturbada com Douglas Silva, que também já foi sua opção de voto. Os dois já bateram boca, inclusive, em jogos da discórdia.

Linnderança

BBB 22: Decoração da festa 'House of Quebrada' - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Decoração da festa 'House of Quebrada'
Imagem: Reprodução/Globoplay

Lina quis ser líder desde que pisou no "BBB 22", mas sua semana de liderança foi uma das mais conturbadas da edição. Ela ganhou o posto após os brothers solidarizarem-se com a garra e o sofrimento da sister durante a prova de resistência.

No entanto, os três eram alguns dos únicos que ela possuía como opção de voto. No fim, Lina acabou indicando Paulo André ao paredão.

O ponto positivo de sua liderança foi a festa "House of Quebrada", tema escolhido pela cantora para homenagear os bailes de "ballroom", tradição da cultura LGBT. Lina não poupou esforços para entregar o melhor look, fez performance de dança e chegou a ouvir tocar sua própria música.

Brincadeiras bobas e gostosas

Lina e Paulo André no quarto grunge do "BBB 22" - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Lina e Paulo André no quarto grunge do "BBB 22"
Imagem: Reprodução/Globoplay

Nos momentos de descontração, Linn conseguiu se dar bem com a maioria da casa. Até mesmo seu principal rival nos paredões, Paulo André, ria e brincava com a cantora, chegando a manter um flerte de "brincadeirinha" com ela.

Quem também já deu em cima da artista foi Eliezer, que chegou a dar um selinho em Lina em uma das primeiras festas e rebolou em seu colo em outra. Linn gostou da atitude e revelou que gostaria de continuar com as "brincadeiras" —mas acabou se afastando do rapaz, por respeito à amiga Natália.

O que eliminou Linn da Quebrada do 'BBB 22'?

Resultado parcial

Total de 2163 votos
21,68%
Reprodução/Globoplay
6,89%
Reprodução/Globoplay
0,05%
Reprodução/Globoplay
69,58%
Reprodução/Globoplay
1,80%
Reprodução/Globoplay
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Aliança isolada

Ao longo das semanas, com a saída do grupo lollipop, a divisão da casa começou a pender cada vez mais para o grupo Disney, composto pelos rapazes do camarote e o "agregado" Gustavo. Com isso, Lina perdeu aliados pontuais e viu seu trio com as comadres ficar cada vez mais isolado e ameaçado.

Na semana de sua saída, a casa estava absolutamente dividida entre Eli, Nat, Jessi e Lina, os menos favoritos do público, e Douglas, P.A, Scooby, Gustavo e Arthur, os favoritos. Esta percepção é vista na própria casa, com as sisters cada vez menos seguras de suas estadias até a final do "BBB".

Em números

Lina foi líder uma única vez no "BBB 22" e nunca venceu uma prova do anjo. Ela passou pelo castigo do monstro duas vezes, nas semanas quatro e sete. A cantora foi ao paredão três vezes.

Como prêmios durante o programa, ela recebeu R$ 20 mil em compras, um ano de aluguel pago até R$ 5 mil mensais, R$ 24 mil de um patrocinador, R$ 2.500 para pagamento de contas, uma cadeira gamer e uma máquina de lavar com produtos garantidos por um ano.

A sister tinha 325,7 mil seguidores no Instagram no dia 17 de janeiro, antes da divulgação. Na semana de sua primeira indicação ao paredão, ela já acumulava 2,3 milhões. Destes, 1,2 milhão foram ganhos apenas na sua primeira semana na casa.

Na semana de sua última indicação, ela possuía 2,7 milhões de seguidores no Instagram e 736 mil no Twitter.

BBB 22: Todos os participantes que já foram eliminados do reality

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.