Topo

Will Smith deve devolver seu Oscar para restaurar a honra, diz ator

Will Smith recebe o Oscar de melhor ator por "King Richard - Criando Campeãs" - Robyn Beck/AFP
Will Smith recebe o Oscar de melhor ator por 'King Richard - Criando Campeãs' Imagem: Robyn Beck/AFP

De Splash, em São Paulo

09/04/2022 20h00

O ator Harry Lennix, conhecido por seus papéis em séries como "The Blacklist" e "Dollhouse" e pelos filmes "Ray", "O Homem de Aço" e "Chi-Raq", publicou um artigo de opinião em que declara: "Will Smith deve devolver seu Oscar para restaurar sua honra."

No texto, publicado no portal da revista Variety, o ator de 57 anos alega que o banimento de 10 anos que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas sancionou a Will Smith é "um pouco mais do que um castigo estendido para um valentão de parquinho. É uma pena banguela que escancara o quão rasa é a moral em Hollywood."

O banimento foi anunciado ontem, como punição pelo tapa que Smith deu no humorista Chris Rock após este fazer uma piada com a alopecia de sua esposa, Jada Pinkett Smith, no dia 27 de março. Will já havia renunciado o posto de membro da organização.

Para ele, Will é a única pessoa que pode restaurar a própria glória, e deveria fazer isso devolvendo o prêmio de melhor ator que ganhou pelo drama biográfico "King Richard - Criando Campeãs".

Além disso, Lennix critica o discurso de agradecimento que Will fez logo após desferir o tapa em Chris Rock. Na ocasião, o ator falou sobre o fato de Denzel Washington ter conversado com ele durante o intervalo para acalmá-lo.

"Em seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É nessa hora que o Diabo te procurará", teria dito o amigo.

King Richard - Divulgação - Divulgação
Will Smith, Demi Singleton e Saniyya Sidney interpretam Richard, Serena e Venus Williams em 'King Richard - Criando Campeãs'
Imagem: Divulgação

Sobre isso, Lennix declarou:

"Suas tentativas de explicar suas ações foram caricaturais diante de uma catástrofe ética. Ao expressar suas ações como uma submissão à vontade de Deus, Smith abdicou de sua responsabilidade pessoal.

A brutalidade de Smith retirou todo o prestígio da noite. Isso foi provado quando os presentes, estupefatos, aplaudiram de pé uma pessoa que havia acabado de cometer uma agressão em frente aos seus próprios olhos."

Ele continua, declarando o quanto acredita que o ato irá perpetuar ao longo dos próximos anos.

Will Smith deve devolver seu Oscar para restaurar a honra, diz ator Harry Lennix - Theo & Juliet Photography/Reprodução - Theo & Juliet Photography/Reprodução
Will Smith deve devolver seu Oscar para restaurar a honra, diz ator Harry Lennix
Imagem: Theo & Juliet Photography/Reprodução

"Com um único tapa, Will Smith criou uma crise existencial para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O incidente sacudiu as normas da sociedade de forma que vai corroer nossa consciência nacional até ser devidamente expiado."

Nas redes sociais, as declarações dividiram opiniões. O editor sênior da Variety e analista de premiações Clayton Davis afirmou não concordar com o artigo:

"Gostaria de dizer que discordo veementemente dessa ideia. Will Smith não trouxe vergonha à estátua, e sugerir o contrário quando estupradores condenados receberam o mesmo troféu após se declararem culpados por seus crimes é um exercício entre muitas opiniões ruins."

Mesmo assim, Davis defende o direito de Lennix se expressar: "Harry Lennix não é o único que tem essa opinião. Muitos outros já expressaram os mesmos sentimentos (...) Abraço o debate, mesmo sendo sobre algo que parece tão claro como Smith não ter que devolver seu prêmio."

Smith e Rock - Reprodução/Internet - Reprodução/Internet
Momento em que Will Smith dá um tapa em Chris Rock
Imagem: Reprodução/Internet

Segundo apuração do portal The Hollywood Reporter, a decisão de banir Smith por uma década foi controversa até mesmo entre os membros da Academia. Alguns consideraram a punição pesada demais. Outros, acharam muito leve. Já outros a julgaram adequada.

No grupo dos que ficaram ao lado de Smith, as queixas concentram-se sobretudo na mania da Academia de ano após ano colocar apresentadores para fazer piadas em relação aos indicados à cerimônia, muitas das quais são consideradas bastante pesadas.

Outros disseram que faltou uma reação imediata durante a cerimônia ao vivo, e acreditaram que o artista deveria responder na justiça pela agressão a Chris Rock.