Topo

Famosos homenageiam Gilberto Gil após posse como membro 'imortal' na ABL

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/04/2022 10h21

O cantor e compositor Gilberto Gil, 79, tomou posse, na noite de ontem, como membro "imortal" na Academia Brasileira de Letras. Em meio ao evento solene, realizado no Rio de Janeiro, famosos, artistas e fãs do ex-ministro da Cultura o exaltaram com homenagens nas redes sociais.

Nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, entre outros, parabenizaram Gilberto Gil por ter se tornado o primeiro representante da Música Popular Brasileira (MPB) a tomar posse na academia.

"Poucas vezes na nossa história, o escritor, artista ou produtor de cultura foi tão hostilizado e depreciado como agora. Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da Internet, e a questão merece a atenção dos nossos educadores e homens públicos", disse Gil em seu discurso de posse.

A ABL elegeu Gilberto Gil como novo imortal da casa em novembro de 2021, com 21 votos. O cantor e compositor substitui o jornalista Murilo Melo Filho, morto em maio de 2020.

Assim como Fernanda Montenegro, que assumiu o posto no início do mês, ele passará a receber o salário e os cachês semanais — caso compareça aos compromissos da academia. Segundo apuração do UOL TAB, esse valor pode ultrapassar R$ 10 mil por mês.

Veja as homenagens dos famosos para Gilberto Gil:

Caetano Veloso, cantor

Daniela Mercury, cantora

Margareth Menezes, cantora

Ivete Sangalo, cantora

Carlinhos Brown, cantor

Narcisa Tamborindeguy, socialite

Djavan, cantor

Rogério Flausino, cantor