Topo

Novo projeto do criador de Caso Evandro trata de rituais macabros e mortes

Ivan Mizanzuk criou o "Caso Evandro" e "Altamira" - Divulgação/ Globoplay
Ivan Mizanzuk criou o 'Caso Evandro' e 'Altamira' Imagem: Divulgação/ Globoplay

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

07/04/2022 14h10

O podcast "O Caso Evandro" foi lançado como quarta temporada do "Projeto Humanos" e ganhou destaque nacional ao revelar detalhes dos diversos crimes que aconteceram em Guaratuba (PR) e levaram a inúmeros erros, assim como tortura de inocentes. O sucesso foi tamanho que o Globoplay lançou uma série documental sobre o caso e Ivan Mizanzuk, o criador, conseguiu provar que a polícia responsável torturou Beatriz e Celina Abagge para que elas assumissem a culpa por crimes que não cometeram.

Agora, Mizanzuk lança "Altamira", a quinta temporada do Projeto Humanos, produzida pelo Globoplay e que já está com o primeiro episódio disponível nos agregadores de podcast. Desta vez, o foco das investigações do jornalista são as rumorosas mortes de crianças que aconteceram no final dos anos 1980 na cidade de Altamira, no interior do Pará. À época, os crimes ficaram conhecidos como "o caso dos meninos emasculados" em decorrência de macabros detalhes, como a mutilação dos órgãos genitais de meninos de 8 a 14 anos.

"Esta temporada é muito mais complexa que a do 'Caso Evandro', que perto deste parece até mesmo ser simples", pondera Ivan Mizanzuk em evento para a imprensa no qual Splash esteve presente.

'Altamira' acompanha o caso dos meninos emasculados da cidade do Pará - Divulgação/ Globoplay - Divulgação/ Globoplay
'Altamira' acompanha o caso dos meninos emasculados da cidade do Pará
Imagem: Divulgação/ Globoplay

"O caso de Guaratuba foi muito bem documentado, o que não aconteceu com os crimes de Altamira, que também teve ainda mais vítimas. Além disso, se trata de outra parte do país, que vive outra realidade. A falta de informações, registros e até mesmo a precariedade e dificuldade no acesso aos materiais de arquivo sobre o caso dificultam bastante a apuração, pois eles nunca estão completos."

Segundo o criador, este novo caso poderá abrir os olhos do Brasil para um local que não aparece tanto, o interior do Pará. "É preciso entender que os crimes e certas situações acontecem de maneira diferentes em diferentes locais do país.".

Evandro Ramos Caetano, assassinado em Guaratuba (PR) - Divulgação - Divulgação
Evandro Ramos Caetano, assassinado em Guaratuba (PR)
Imagem: Divulgação

Para os fãs de "O Caso Evandro", há um bom motivo para começar a escutar "Altamira": Mizanzuk revelou que o novo projeto vai ajudar a entender melhor diversas questões apresentadas sobre os crimes de Guaratuba. E, quanto à possibilidade do novo projeto também ganhar uma série, o criador disse que ainda é incerto.

'Muita terapia'

No dia seguinte que o episódio derradeiro de "O Caso Evandro" chegou ao público, o primeiro filho de Ivan Mizanzuk nasceu e, como o seu trabalho investigativo nas duas últimas temporadas de "Projeto Humanos" é relativo a crimes contra crianças, o jornalista mudou a maneira como enxerga ambos os casos.

Agora, ele conta olhar para os familiares das vítimas de maneira diferente, com ainda mais empatia, além de ter um pensamento que não tinha ocorrido até então: "Quando estava finalizando 'O Caso Evandro', e meu filho já tinha nascido, me peguei pensando: espero que ele não tenha sofrido."

Foi assunto de muita terapia, mas fiquei bem. Passando o baque, você volta aos eixos e volta a ser frio e analista.