Topo

Políticos e artistas lamentam morte de Lygia Fagundes Telles

De Splash, em São Paulo

03/04/2022 12h33Atualizada em 03/04/2022 13h54

Políticos e artistas lamentaram a morte da escritora Lygia Fagundes Telles, "dama da literatura brasileira", que morreu hoje, aos 98 anos.

Quarta ocupante da cadeira n°16 da ABL (Academia Brasileira de Letras), a qual foi eleita em 1985, a autora de obras como "Antes do Baile Verde" e "As Meninas" foi prestigiada com o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Camões, maior honraria da literatura em língua portuguesa, além de ter o título de primeira mulher brasileira indicada ao prêmio Nobel de Literatura, em 2016, quando tinha 92 anos.

João Dória (PSDB-SP), ex-governador de São Paulo, se solidarizou com os familiares e amigos de Lygia e com a ABL.

"Pesar e tristeza pela morte de Lygia Fagundes Telles. Uma das mais brilhantes escritoras do país. Minha solidariedade a familiares, amigos e membros da Academia Brasileira de Letras", escreveu no Twitter.

Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal, também lamentou a morte de Lygia.

A literatura brasileira e mundial perdeu hoje Lygia Fagundes Telles, aos 98 anos. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que as novas gerações e todas nós continuemos lendo e celebrando a obra dessa excepcional escritora.

A também deputada federal Jandira Feghali (PCDoB-RJ) pontuou que a escritora "deixa um legado incrível".

"Já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente" Lygia Fagundes Telles nos deixa um legado incrível. Obrigado por tanto!

A comediante e roteirista Dadá Coelho também prestou uma homenagem a Lygia.