Topo

Quem é Morbius e como o personagem pode se encaixar ao Universo da Marvel?

Morbius chega aos cinemas - Reprodução/ Ingresso.com
Morbius chega aos cinemas Imagem: Reprodução/ Ingresso.com

Mariana Assumpção

Da Ingresso.com

30/03/2022 04h00

Estrelado por Jared Leto, que faz sua estreia nas telonas como o personagem-título, "Morbius" é a mais nova aposta da Sony Pictures de filmes baseados em quadrinhos da Marvel Comics.

Acompanhando o sucesso de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" (2021), terceiro longa solo do super-herói de Tom Holland, a história de Morbius segue explorando o universo das HQs em live-action, enquanto introduz um personagem inédito nos cinemas.

Quem é Michael Morbius?

Morbius chega aos cinemas - Divulgação - Divulgação
Morbius chega aos cinemas
Imagem: Divulgação

Aparecendo pela primeira vez nos quadrinhos do Homem-Aranha, mais precisamente em "Amazing Spider-Man #101" de 1971, Michael Morbius trilhou uma carreira brilhante como cientista.

Nascido e criado na Grécia, antes de se tornar um estudioso de renome, Morbius viveu uma infância isolada, devido a uma rara condição sanguínea debilitante.

O bioquímico, ao lado de Emil Nikos, venceu um Prêmio Nobel, que reconheceu a excelência do trabalho da dupla nos avanços sobre o tema. Amigos de infância, Morbius e Nikos trabalharam duro para desenvolver um tratamento experimental para a doença de Michael: usando material genético de morcegos e tratamentos de eletrochoque, os cientistas, enfim, encontraram a cura.

Mas, é claro, nem tudo poderia ser tão simples. Os efeitos colaterais do tratamento causaram mudanças severas em Morbius, que se tornou uma espécie de vampiro vivo. Superforça, sede de sangue e aversão à luz foram algumas das características adquiridas, que transformaram o destino de Morbius para sempre.

Como Morbius pode se encaixar à história de personagens do MCU?

Homem-Aranha

Morbius foi um dos vilões de Homem-Aranha - Divulgação - Divulgação
Morbius foi um dos vilões de Homem-Aranha
Imagem: Divulgação

Imaginando os possíveis rumos de Morbius em produções live-action, podemos relembrar alguns encontros do personagem com figuras populares nos cinemas.

Uma das ligações mais diretas acontece entre ele e o Homem-Aranha, já que Morbius foi apresentado, inicialmente, como um vilão nas HQs do Teioso.

Logo em sua primeira aparição nos quadrinhos, após sofrer com os efeitos colaterais do tratamento, Morbius viaja até os Estados Unidos para evitar machucar aqueles que ama. Em Nova Iorque, o cientista acaba envolvido num conflito com Peter Parker e Dr. Connors, o Lagarto. Ao fim do combate, Morbius morde o Lagarto, que retorna parcialmente à sua forma humana. Na ocasião, o Homem-Aranha também está em busca de uma cura: ao ingerir uma poção que, teoricamente, o livraria das habilidades adquiridas após a picada de aranha, o herói acabou ganhando dois novos - e inconveniente - pares de braços.

Ao perceberem que a mordida de Morbius pode resolver a condição física indesejada da dupla, Homem-Aranha e Lagarto capturam o vampiro e extraem seu sangue, obtendo a cura definitiva.

Doutor Estranho

Doutor Estranho - Divulgação - Divulgação
Doutor Estranho ganha novo filme este ano
Imagem: Divulgação

Além de ser um importante antagonista em histórias do Teioso, Morbius já cruzou o caminho de Stephen Strange, personagem que em breve retorna aos cinemas no longa "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura".

As possibilidades geradas pelo Multiverso, que vêm sendo construídas em produções como "Loki", "WandaVision", "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" e no vindouro "Doutor Estranho 2", aumentam - e muito - as chances de assistirmos a esse embate.

Ciente disso, Daniel Espinosa, diretor de "Morbius", revelou que adoraria ver um encontro entre os personagens de Jared Leto e Benedict Cumberbatch nas telonas:

"Há um episódio em uma das edições [dos quadrinhos] em que Michael Morbius luta contra o Doutor Estranho. Achei bem interessante. Ele tem um longo arco de luta contra o Homem-Aranha, é claro, e acho que seria interessante ver onde podemos desenvolver esse Venomverso, se você chamar assim, com todos esses novos personagens que estão surgindo", disse o cineasta ao Fandom, referindo-se ao universo criado pela Sony nos filmes do Venom.

Blade

 Morbius e Blade protagonizaram uma verdadeira revolução nos quadrinhos - Divulgação - Divulgação
Morbius e Blade protagonizaram uma verdadeira revolução nos quadrinhos
Imagem: Divulgação

Há alguns anos, Morbius e Blade protagonizaram uma verdadeira revolução nos quadrinhos. Criado na década de 50, o código de conduta das HQs estadunidenses proibia que as histórias fossem concluídas com a vitória dos vilões, como também vetava a aparição de personagens associados ao gênero do terror. Vampiros e outras criaturas do horror só puderam aparecer nas histórias a partir dos anos 70, com a queda dessa e de outras censuras específicas, e foi aí que Morbius e Blade ganharam destaque.

Inevitavelmente, a dupla possui uma série de semelhanças, o que seria um prato cheio para que os dois se cruzassem muito em breve nos cinemas. Blade, que será vivido no Universo Cinematográfico da Marvel pelo ator Mahershala Ali, além de possuir características vampirescas, também é um exímio caçador dessas criaturas.

Matt Smith, intérprete de Milo em Morbius, dá vida a um homem que possui a mesma doença que Michael, como indicado em algumas prévias. O ator, que vive um antagonista na trama, adoraria ver seu personagem enfrentando o Blade de Mahershala em seu reboot no MCU:

"Pra ser sincero, acho que ele levaria uma surra do Blade. Eu amo esses filmes do Blade. Há um novo acontecendo agora, não é? Muito interessante. Eu sempre amei aquela primeira cena de abertura do primeiro [filme do] Blade, onde ele entra na boate e todo o sangue escorre. Eu adoraria [que meu personagem o conhecesse], mas tenho certeza que Michael Morbius terá uma chance antes de Milo de lutar contra Blade", concluiu a coestrela do longa, relembrando as produções estreladas por Wesley Snipes.

Estrelado por Jared Leto, o novo longa talvez seja capaz de explicar essas e outras conexões do anti-herói com personagens já consolidados em live-action, abrindo caminho para o vampiro no MCU e no universo Marvel da Sony. O elenco do longa ainda é composto por Matt Smith, Adria Arjona e Michael Keaton, que retorna à pele do supervilão Abutre.

No Brasil, "Morbius" estreia no dia 31 de março, exclusivamente nos cinemas - garanta o seu ingresso para o filme através do nosso site ou app.