Topo

House of Quebrada: Começa a festa de 'Linnderança' no 'BBB'

BBB 22: Participantes aproveitam festa de "linnderança" de Lina - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Participantes aproveitam festa de "linnderança" de Lina Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

30/03/2022 23h38

A festa de "Linnderança" do "BBB 22" (TV Globo) já começou! Nesta noite, os brothers curtem o evento da líder Lina com o tema "House of Quebrada". A temática é bastante especial para a artista: ballroom. A festa tem o estilo vogue anos 80 com assessórios para os confinados se "montarem".

Além das brincadeiras bobas e gostosas, o evento conta com whisky, gelo de água de coco e uma grande barca de comida japonesa.

A festa teve início ainda no programa ao vivo. Assim que a área externa foi liberada, a música "Vogue", de Madonna, começou a tocar e os BBBs invadiram o jardim para aproveitar o cenário.

Brincadeiras bobas e gostosas na 'House of Quebrada', a festa da líder Lina

O que são os ballrooms?

O ballroom nasceu a partir da ideia de Crystal LaBeija, uma mulher trans, drag que, cansada de não ter visibilidade por ser LGBTQIA+ e negra, fundou a primeira house ou "casa", de voguers (dançarinos). Os bailes eram eventos de muito glamour, com danças, roupas e estilos envolventes, banhados em brilho e, principalmente, resistência LGBTQIA+ nos quais se dançava um estilo muito conhecido hoje em dia: o vogue.

As "houses" competiam entre si, e os dançarinos eram avaliados pela coreografia, mas também por sua aparência, looks, maquiagens e poses. As casas se tornaram muito populares em solo americano abrigando trans, travestis, drags, pessoas queer negras e latinas e em situação de vulnerabilidade.

A famosa e pioneira House of LaBeija existe até hoje e continua sendo um ponto de acolhimento para muitas pessoas.

Apesar de ter sido criado dentro do movimento LGBTQIA+, a vogue só ficou famosa após Madonna descobrir a dança através de um dançarino latino e fundador de outra respeitada casa: a House of Xtravaganza, criada por José Xtravaganza.

Os movimentos encantaram a rainha do pop de tal forma que ela criou uma música inspirada na dança e elevou o movimento a outro patamar. A canção de mesmo nome é, até hoje, considerada um dos maiores sucessos de Madonna.

Com a saída de Lucas, qual é o preferido do top 10 para vencer o 'BBB'?

Enquete encerrada

Total de 96187 votos
40,06%
Reprodução/Instagram @bbb
39,16%
Reprodução/Playplus
7,07%
Reprodução/Instagram @bbb
6,21%
Reprodução/Instagram @bbb
2,55%
Reprodução/Instagram @bbb
1,02%
Reprodução/Instagram @bbb
1,00%
Reprodução/Globoplay
0,98%
Reprodução/Instagram @bbb
0,98%
Reprodução/Instagram @bbb
0,98%
Reprodução/Instagram @bbb
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.