Topo

Assim como Bruce Willis, outros famosos também lutaram contra a afasia

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

30/03/2022 14h53

A família de Bruce Willis anunciou na tarde de hoje que o ator passará por uma pausa em sua carreira para cuidar da saúde. Bruce enfrenta um quadro de afasia, transtorno que afeta a linguagem e a capacidade de se comunicar, geralmente após um AVC ou outro problema no cérebro.

Bruce Willis não é a primeira celebridade a enfrentar o problema, que pode levar à morte. Entre os famosos que já lidaram com a afasia, estão uma famosa promoter brasileira e uma atriz de uma das maiores séries internacionais da história. Relembre:

h6thtfgt - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A promoter Alicinha Cavalcanti
Imagem: Reprodução/Instagram

Alicinha Cavalcanti

No ano passado, a promotora de eventos morreu aos 58 anos, depois de lutar desde 2015 contra a afasia progressiva primária, um caso degenerativo e raro da doença.

No caso da afasia progressiva primária, a pessoa apresenta perda progressiva da linguagem até atingir um quadro de demência. "Com a progressão do quadro demencial, a pessoa vai perdendo a capacidade de autocuidado. Ela precisa da sonda de alimentação, fica acamada e tudo isso aumenta risco de processo de infecção", explicou Danillo Vilela, neurocirurgião e mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) ao UOL.

tyyhyt - VALERIE MACON/AFP - VALERIE MACON/AFP
A atriz britânica Emilia Clarke enfrentou a afasia quando descobriu aneurismas cerebrais
Imagem: VALERIE MACON/AFP

Emilia Clarke

A poderosa Daenerys de "Game of Thrones" viveu um quadro de afasia após descobrir dois aneurismas cerebrais entre 2011 e 2013. Depois de sofrer um derrame e precisar de uma delicada cirurgia, Emilia perdeu parte de sua capacidade de se comunicar enquanto se recuperava.

"Não conseguia lembrar meu nome e só falava palavras sem sentido. Nunca senti tanto medo. Não valia a pena continuar vivendo se não pudesse decorar minhas falas como atriz. Pedi para que me deixassem morrer. Minha vida era centrada na comunicação e sem isso, ficaria perdida", desabafou a atriz para o The New York Times, em 2019.

Com um longo tratamento que engloba fonoaudiologia e fisioterapia, Emilia se recuperou e fundou a SameYou, instituição focada em ajudar pacientes na recuperação de lesões cerebrais.

yuuy - Taylor Hill/Getty Images - Taylor Hill/Getty Images
Sharon Stone
Imagem: Taylor Hill/Getty Images

Sharon Stone

Em setembro de 2001, a veterana atriz sofreu um AVC em sua casa e enfrentou uma hemorragia cerebral que durou nove dias. Quando deixou o hospital, Sharon não conseguia mais ler e gaguejava sem parar, configurando a afasia.

Foram meses de tratamento no qual a atriz tinha grande dificuldade em decorar suas falas para os filmes que gravava na época. Hoje, Sharon está curada.

"Eu trabalhei duro para abrir outras partes da minha mente. Agora sou mais forte. Eu tenho um dano cerebral e preciso lidar com isso", contou à ABC News.

rgttggt - Mario Anzuoni/Reuters - Mario Anzuoni/Reuters
Kate Walsh, atriz de 'Grey's Anatomy' também enfrentou afasia por tumor cerebral
Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Kate Walsh

A atriz, conhecida por seu papel em "Grey's Anatomy", descobriu um tumor cerebral em 2017 e só veio a público falar sobre a doença em 2019.

"Comecei a ter dificuldades cognitivas. Perdi minha capacidade de pensar. Não conseguia terminar frases", relembrou a atriz sobre a afasia que enfrentou, em entrevista à revista Cosmopolitan.

O tumor tinha pouco mais de cinco centímetros e foi descoberto a tempo de uma rápida retirada com uma cirurgia.