Topo

Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a vencer o Oscar e emociona em discurso

De Splash, em Sâo Paulo

27/03/2022 22h41

Troy Kotsur fez história durante o Oscar 2022 ao se tornar o primeiro ator surdo a vencer o prêmio máximo do cinema mundial. O americano ganhou como Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação no filme "No Ritmo do Coração" (2021), produzido pela Apple Studios, mas disponível no Brasil no Amazon Prime Video.

Ele foi anunciado por Youn Yuh-jung, atriz que venceu ano passado por 'Minari'. Ao revelar o vencedor, ela chamou seu nome por meio de língua de sinais.

Então, Troy Kotsur subiu ao palco e fez o seu discurso também usando língua de sinais: "É incrível estar aqui nesta jornada. Eu não posso acreditar que estou aqui", começou. Sua fala foi traduzida simultaneamente.

Kotsur falou sobre a recente visita do elenco de "No Ritmo do Coração" à Casa Branca, onde se encontraram com o presidente Joe Biden e a primeira-dama, Dra. Jill Biden. "Eu estava planejando ensinar a eles uma língua de sinais suja, mas Marlee Matlin me disse para me comportar", ele brincou. "Então não se preocupe, Marlee, não vou soltar nenhum palavrão no meu discurso hoje. Em vez disso, quero agradecer a todos os maravilhosos palcos de teatro para surdos onde me foi permitido e dado a oportunidade de desenvolver meu ofício como ator."

Em seguida, Troy Kotsur agradeceu ao pai, dizendo: "Ele foi o melhor falante da língua de sinais da nossa família. Mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo. E ele não conseguiu mais se comunicar. Pai, eu aprendi muito com você, eu sempre vou te amar. Você é meu herói."

Ao final, disse: "Este prêmio é dedicado à comunidade surda, à comunidade de filhos de pais surdos e à comunidade das pessoas com deficiência. Este momento é nosso."

Ele foi aplaudido por meio de língua de sinais por todos os presentes na premiação.

Na produção, ele interpreta Frank Rossi, um homem surdo que lidera um pesqueiro, em Massachusetts, e lida com a filha Ruby (Emilia Jones), uma espécie de intérprete da família que planeja mudar de vida e estudar em uma faculdade.

A atriz Marlee Matlin, colega de elenco de Kotsur, foi a primeira pessoa surda a ser indicada e vencer um Oscar. Ela concorreu em 1987 e ganhou o prêmio de Melhor Atriz pela atuação em "Filhos do Silêncio" (1986).

Troy Kotsur venceu de Ciarán Hinds ("Belfast"), Jesse Plemons ("Ataque dos Cães"), J.K. Simmons ("Apresentando os Ricardos") e Kodi Smit-McPhee ("Ataque dos Cães").

Assine Amazon Prime e assista a "No Ritmo do Coração":

Assinar Amazon Prime

*O UOL pode receber uma parcela das vendas pelo link recomendado neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editoria

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Troy Kotsur é o primeiro ator surdo a vencer o Oscar e emociona em discurso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade