Topo

Estas novelas são remakes e você talvez não saiba ou se lembre

Alanis Guillen em 'Pantanal' Reprodução/Globo

De Splash, no Rio

27/03/2022 04h00

O remake de "Pantanal" estreia amanhã na TV Globo. Com adaptação de Bruno Luperi, a trama é uma saga familiar sobre os Leôncio e os Marruá, que tem como cenário um dos mais ricos ecossistemas do mundo. A versão original foi criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida pela TV Manchete em 1990.

Mas a nova novela não é o primeiro remake que é levado às telinhas nos últimos dez anos. Além da Globo, o SBT também já apostou em histórias do passado para alavancar a audiência — e algumas delas podem ser desconhecidas, principalmente entre o público mais jovem.

Confira novelas que são remakes de sucessos do passado e você talvez não saiba ou não se lembra:

Éramos Seis (2019)

A produção da TV Globo foi a quinta versão da história baseada no romance de Maria José Dupré. A primeira foi da Record, em 1958, seguida por duas da Tupi, em 1967 e 1977, e do SBT, em 1994. Desta vez, a história foi adaptada por Ângela Chaves e teve Glória Pires como protagonista.

Haja Coração (2016)

Protagonizada por Mariana Ximenes e Malvino Salvador, "Haja Coração" foi inspirada em um grande clássico das 19h, "Sassaricando" (1987), de Silvio de Abreu. O reboot foi escrito por Daniel Ortiz, que acrescentou novos personagens, tramas paralelas e outro ponto de vista.

Mariana Ximenes em 'Haja Coração' Imagem: Reprodução/TV Globo

Meu Pedacinho de Chão (2014)

A obra criada por Benedito Ruy Barbosa tem duas versões: a de 1971, em preto e branco, foi protagonizada por Renée de Vielmond; a de 2014, bem colorida, protagonizada por Bruna Linzmeyer. A história girava em torno da professora Juliana, que mudava o dia a dia da vila.

Bruna Linzmeyer em 'Meu Pedacinho de Chão' Imagem: Globo

O Rebu (2014)

Em 2014, na faixa das 23h, outro remake foi produzido pela TV Globo. Com trama policial e muito mistério para desvendar morte em uma festa, "O Rebu" foi uma adaptação de George Moura e Sergio Goldenberg para o folhetim homônimo da década de 1970, escrita por Bráulio Pedroso.

Sophie Charlotte e Patricia Pillar Imagem: Globo/Divulgação

Saramandaia (2013)

No ano anterior, também na faixa das 23h, a Globo exibiu "Saramandaia", um remake da trama homônima de 1976, do autor Dias Gomes. O principal marco das duas versões foi o capítulo no qual Dona Redonda (Wilza Carla, em 1973, e Vera Holtz, em 2013) explode depois de tanto comer.

Vera Holtz em 'Saramandaia' (2013) Imagem: Divulgaçaõ/TV Globo

Carrossel (2012)

Sucesso do SBT, a novelinha infantil ganhou uma adaptação de Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos, para a produção mexicana feita pela Televisa em 1989. A fórmula deu tão certo que a emissora investiu em outros dois remakes: "Chiquititas" (2013) e "Cúmplices de Um Resgate" (2016).

Elenco de 'Carrossel' (2012) Imagem: Divulgação/SBT

Guerra dos Sexos (2012)

Tony Ramos e Irene Ravache deram vida a Otávio e Charlô em 2012, personagens interpretados por Paulo Autran e Fernanda Montenegro em 1983. As duas versões foram escritas por Silvio de Abreu e levaram ao ar a clássica cena da guerra de comida durante um café da manhã luxuoso.

Clássica cena do café da manhã em 'Guerra dos Sexos' Imagem: Reprodução/TV Globo/Divulgação/Alex Carvalho/TV Globo/Montagem BOL

Gabriela (2012)

O clássico da literatura "Gabriela, Cravo e Canela", escrito por Jorge Amado, virou telenovela em 1975, sendo adaptada por Walter George Durst e protagonizada por Sonia Braga. Em 2012, na faixa das 23h, Walcyr Carrasco foi quem escreveu e Juliana Paes interpretou a protagonista.

Sonia Braga e Juliana Paes interpretaram Gabriela em épocas distintas Imagem: Divulgação/Reprodução/Montagem

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estas novelas são remakes e você talvez não saiba ou se lembre - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade