Topo

'Avenida Brasil', 10 anos: 4 vezes em que a novela mudou a TV brasileira

Colaboração para Splash, em São Paulo

26/03/2022 04h00

Uma das novelas mais icônicas da televisão brasileira, "Avenida Brasil" completa 10 anos de sua estreia hoje (26). Escrita por João Emanuel Carneiro, a trama exibida no horário nobre da Globo, da faixa das 21h, ainda é lembrada por seus personagens marcantes como a vilã Carminha (Adriana Esteves).

O podcast Splash Vê TV desta semana, com participação especial do jornalista e apresentador Zeca Camargo, relembrou como "Avenida Brasil" transformou a teledramaturgia brasileira. Confira:

Sucesso desde o primeiro capítulo

Como toda boa história, o primeiro capítulo da novela já tem uma reviravolta e termina despertando no público a curiosidade para saber o que vai acontecer no dia seguinte. A apresentadora do Splash Vê TV, Débora Miranda, relembra que Adriana Esteves mostrou que seria uma boa vilã desde o início.

A cena em que a Carminha arranca a cabeça da boneca de Rita (Mel Maia) é esplêndida. A Carminha já começa a novela sendo muito ruim. Ela não passa por um trauma e se transforma, é malvada desde o primeiro capítulo.

Cenário privilegia o subúrbio do Rio de Janeiro

"Avenida Brasil" tem como cenário principal o Divino, um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro com moradores apaixonados pelo Divino Futebol Clube, time onde o personagem Tufão (Murilo Benício) iniciou sua carreira nos gramados.

Cristina Padiglione, colunista da Folha, comenta que essa foi a primeira novela global em que o cenário privilegiava o subúrbio em vez de bairros ricos da Zona Sul ou Zona Oeste cariocas.

É a primeira novela que eu conheço que o cenário principal não é a Barra da Tijuca, a Zona Sul do Rio. É um cenário que combina com o Brasil da época, que vivia uma ascensão social e as pessoas queriam valorizar o lugar onde moravam em vez de quererem se mudar.

O cenário, como bem pontuou Zeca, abriu espaço para novelas que estrearam depois como "I Love Paraisópolis" (2015), que se passava no bairro da periferia da zona sul de São Paulo.

Novela entregou muitos memes

O bordão "Me serve, vadia!" de Nina (Débora Falabella), a imagem congelada em algum personagem ao fim de cada capítulo e o "oi, oi, oi" da trilha de abertura —o hit "Vem Dançar com Tudo"— eram sempre os assuntos mais comentados do Twitter, em 2012, conforme lembra Aline Ramos. Há cortes de cenas da novela que também repercutem nas redes sociais até hoje.

Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) de Avenida Brasil (Reprodução/TV Globo) - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) de Avenida Brasil
Imagem: Reprodução/TV Globo

Os memes de 'Avenida Brasil' estavam nos trending topics o tempo todo. A novela era muito forte na rede social, só não existia um olhar tão grande da televisão para o Twitter como hoje em dia.

Brasil parou para ver o último capítulo

Quem acompanhou "Avenida Brasil" durante os quase sete meses em que a novela ficou no ar provavelmente se lembra que a história era assunto tanto no trabalho como na mesa do bar. O sucesso da trama foi tão grande que no dia de exibição do último capítulo, em 19 de outubro de 2012, o país parou para ver o desfecho de Carminha e de outros personagens.

Com o final da trama de João Emanuel Carneiro, a Globo atingiu 50,9 pontos de audiência, um dos maiores ibopes alcançados por novelas. Para Zeca Camargo, isso consagrou "Avenida Brasil" como uma das maiores novelas da televisão brasileira.

Nunca mais teve uma novela que parou o Brasil como essa. Fotos mostravam a Avenida Paulista, em São Paulo, parada no horário da novela. Há 10 anos não vemos isso mais.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.