Topo

Processo por filme de vencedor do Oscar pode levar a pena de 74 chibatadas

O cineasta iraniano Asghar Farhadi é acusado de plágio - Michael Tran/FilmMagic
O cineasta iraniano Asghar Farhadi é acusado de plágio Imagem: Michael Tran/FilmMagic

De Splash, em São Paulo

23/03/2022 17h15

O cineasta iraniano Asghar Farhadi protagoniza uma polêmica envolvendo o filme "Um Herói". Uma ex-aluna do diretor afirma que ele plagiou a história do longa premiado no Festival de Cannes em 2021, informou o site Hollywood Reporter.

Azadeh Masihzadeh é a responsável pela criação do documentário "Todos Ganham, Todos Perdem". Segundo ela, a obra foi escrita na época em que ela assistia às aulas do diretor. A ex-aluna garante que a história de "Um Herói" é baseada neste trabalho.

Asghar Farhadi enfrenta um processo no Irã por conta da acusação. Masihzadeh, que também é atriz, alega que o diretor "difamou" os seus personagens presentes no documentário em um "retrato fictício".

A punição será grave para as duas partes envolvidas no processo. Caso Farhadi seja considerado culpado, ele deverá entregar toda a renda obtida com a exibição do filme nos cinemas e em plataformas de streaming, além de também ter um período de prisão decretado.

A punição corporal ainda faz parte do sistema penal iraniano, segundo o Hollywood Reporter. Por isso, Azadeh Masihzadeh pode ser presa por até dois anos e levar 74 chibatadas caso seja comprovado que ela apresentou uma denúncia falsa.

Asghar Farhadi venceu o Oscar duas vezes na categoria melhor filme internacional com os longas "A Separação", em 2012, e "O Apartamento" em 2017. "Um Herói" entrou na lista da premiação em 2021, mas não foi selecionado entre os cinco finalistas.