Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Pantanal: o que sabemos sobre o remake que vai estrear na Globo?

Pantanal: Juliana Paes será interprete de Maria Marruá na trama - Divulgação/Rede Globo
Pantanal: Juliana Paes será interprete de Maria Marruá na trama Imagem: Divulgação/Rede Globo

De Splash, em São Paulo

21/03/2022 17h33

O remake de "Pantanal" estreia durante a próxima segunda-feira (28) na TV Globo. A exibição da novela das 21h00, que substituirá "Um Lugar ao Sol", atende ao sonho do autor da obra original, Benedito Rui Barbosa.

A primeira versão da trama foi ao ar pela Rede Manchete em 1990. Além de contar com alguns nomes no elenco que também fizeram parte do elenco original, a nova "Pantanal" guarda outras coincidências com a obra original.

Bruno Lupieri, neto de Benedito Ruy Barbosa e autor do remake, revelou em entrevista coletiva que o autor se emocionou ao conversar com ele sobre os detalhes da novela.

"Foi o divisor de águas da carreira dele. Ele me deu a bênção. É a prova de que ele estava certo. Era uma novela para acontecer na Globo", afirmou Bruno.

Coincidências

As gravações de "Pantanal" ocorreram nas mesmas fazendas onde foi filmada a primeira versão da história, no Mato Grosso do Sul.

O ator Renato Goes, que faz parte do elenco do remake, revelou uma coincidência entre as gravações da novela de 1990 e da trama atual.

Tião (Fábio Neppo), José Leôncio (Renato Góes) e Quim (Chico Teixeira) na primeira fase de "Pantanal" - João Miguel Júnior/Globo - João Miguel Júnior/Globo
Tião (Fábio Neppo), José Leôncio (Renato Góes) e Quim (Chico Teixeira) na primeira fase de "Pantanal"
Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Durante o período em que gravou na própria região do Pantanal, Renato recebeu a visita da mulher, Thaila Ayala, na época grávida de 6 meses. "Ela teve que ir escondida, ficou na casa do Almir (Sater)".

Paulo Gorgulho, que também viveu o personagem José Leôncio na trama original, viveu a exata mesma situação nas gravações na década de 1990.

O sucesso da novela no início dos anos de 1990 foi acompanhado por sua trilha de abertura, de Marcus Viana. A canção apareceu na chamada exibida pela Globo nos últimos dias, embora a emissora ainda n

ão tenha confirmado se a canção original será mantida na abertura do remake.

Quem é quem no remake de 'Pantanal'?

A primeira fase de "Pantanal" na TV Globo contará com as participações de Renato Góes (José Leôncio), Bruna Linzmeyer (Madeleine) e Leticia Salles (Filó).

Bruna Linzmeyer, a Madeleine de 'Pantanal' - João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação - João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação
Bruna Linzmeyer, a Madeleine de 'Pantanal'
Imagem: João Miguel Jr./Rede Globo/Divulgação

Irandhir Santos interpretará Joventino, pai do personagem José Leôncio. Malu Rodrigues entra na trama como Irma, a irmã de Madeleine.

Antero, pai da personagem de Bruna Linzmeyer, será interpretado por Leopoldo Pacheco. Enrique Diaz será Gil, marido de Maria Marruá.

Famosa por dar vida à protagonista Juma Marruá, em 1990, Cristina Oliveira é substituída no remake por Alanis Guillen durante a segunda fase.

Marcos Palmeira, que viveu Tadeu na trama original, assume o papel de José Leôncio e será substituído por José Loreto. Dira Paes interpretará Filo, Karine Teles será Madeleine e Camila Morgano entra na novela como Irma.

Um dos destaques da trama é Maria Marruá, que será interpretada pela atriz Juliana Paes. Em entrevista à Vogue Brasil, ela afirma que preferiu não ver cenas da novela exibidas em 1990.

A artista, que anunciou neste mês que deixou a TV Globo após 21 anos, comentou em conversa com a revista Veja sobre as cenas de nudez gravadas para a novela. Juliana afirmou que a novela "não vai ter grandes apelos sexuais", mas ressalta que haverá "momentos no rio, mas nada exagerado".

O cantor Almir Sater, que fez sucesso na primeira versão, está de volta ao assumir o papel de Eugênio. Jesuíta Barbosa será Joventino Neto, filho de José Leôncio.

O papel do Velho do Rio, vivido por Cláudia Marzo na versão original, foi assumido por Osmar Prado no remake da TV Globo.

Paulo Gorgulho também estará presente na nova versão da trama, vivendo o personagem Ceci. Irandhir Santos também estará na segunda fase interpretando José Lucas de Nada.

Gil (Enrique Diaz) e Francisco (Tulio Starling): pai e filho no remake de 'Pantanal' - João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo - João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo
Gil (Enrique Diaz) e Francisco (Tulio Starling): pai e filho no remake de 'Pantanal'
Imagem: João Miguel Jr./Divulgação/TV Globo

Equipe

Rogério Gomes é o responsável pela direção artística de "Pantanal". A TV Globo já anunciou que o profissional deixa a emissora em maio deste ano.

Rogério foi responsável pela implantação e desenvolvimento artístico do remake, deixando a primeira fase da novela toda gravada. Gustavo Fernandez assumirá o posto para a sequência das gravações.

A caracterização da trama é comandada por Valéria Toth, que trabalha na dramaturgia da TV Globo há 15 anos. Ela é a responsável pelas transformações de Juliana Paes nas passagens de tempo registradas na trama.

"Eu fiz a primeira fase da novela da Manchete. Era uma produção mais genuína, mais orgânica", relembra a produtora da nova trama, Andrea Kelly, em coletiva realizada em 14 de março.