Topo

Vilã ou vítima? Saiba a obscura história de origem da Mulher-Gato

Mulher-Gato, de Batman: vítima ou vilã? - Warner Bros/Divulgação
Mulher-Gato, de Batman: vítima ou vilã? Imagem: Warner Bros/Divulgação

Mariana Asssumpção

Ingresso.com

19/03/2022 04h00

Selina Kyle, também conhecida como a Mulher-Gato, surgiu nos quadrinhos em 1940 e, na época, era chamada de The Cat (ou A Gata). Nos cinemas e na televisão, a personagem já apareceu em diversas produções, interpretada por muitas atrizes ao longo dos anos: Julie Newmar, Lee Meriwether, Eartha Kitt, Michelle Pfeiffer, Halle Berry e Anne Hathaway ajudaram a popularizar a ladra mais famosa de Gotham City no audiovisual.

No novo "Batman", que segue em cartaz nos cinemas, o papel fica a cargo de Zoë Kravitz, que encara o desafio de explorar uma nova versão de Selina Kyle nas telonas. Em entrevista, a atriz revelou que se entregou de corpo e alma ao papel, atribuindo a ela características inéditas nos cinemas, como o fato de entender a personagem como uma mulher bissexual.

Durante os mais de 80 anos de história, desde o seu surgimento nas HQs, a Mulher-Gato é uma das figuras mais populares e enigmáticas do universo criado pela DC Comics.

Neste artigo, separamos alguns trechos da história de Selina Kyle que podem ajudar a compreender detalhes sobre o seu passado e descobrir como a Mulher-Gato se transformou no ícone pop que conhecemos hoje.

A origem da Mulher-Gato

Mulher-gato - Reprodução - Reprodução
Mulher-Gato surgiu pela primeira vez nos quadrinhos em 1940
Imagem: Reprodução

Embora tenha aparecido pela primeira vez nos quadrinhos de 1940, a origem de Selina Kyle só começou a ser revelada nas HQs da década de 50.

Foi no final da Era de Ouro da DC Comics que o seu passado finalmente veio à tona. Em uma das histórias, Selina Kyle é encontrada inconsciente e levada para a Batcaverna. Acordando após um trauma na cabeça, ela explica ao Homem-Morcego que a última coisa de que se lembra é da queda de um avião, no qual trabalhava como aeromoça. Sofrendo de amnésia, ela possui pouquíssimas lembranças de sua vida antes do acidente.

Anos mais tarde, as HQs retomam esse episódio da personagem, revelando que ela mentiu. Entendemos que, na verdade, ela se casou muito jovem e sofreu com um relacionamento abusivo. Vítima de agressões por parte do marido, após o divórcio, o homem - rico e influente - tentou destrui-la de todas as formas. Sem saída, ela decide se vingar e rouba alguns de seus pertences mais valiosos, e passa a tomar gosto pelo crime? até conhecer o Batman. A partir daí, ela resolve abdicar de sua vida pregressa e construir um futuro mais tranquilo. Por isso que, no passado, ela mentiu sobre a amnésia: Selina só queria deixar de ser a Mulher-Gato, amar alguém e formar uma família.

Felizes para sempre?

Mulher-Gato - Reprodução - Reprodução
Selina e Bruce se casam e têm uma filha
Imagem: Reprodução

Aproveitando o grande sucesso das HQs clássicas, alguns anos depois, a DC Comics decidiu expandir ainda mais o universo de seus super-heróis originais, criando uma linha do tempo chamada de Terra 2 (Earth-2, no original).

É nessa realidade paralela que Selina e Bruce constroem um amor de forma mais plena, pela primeira vez. Eles se casam, têm uma filha, chamada Helena, e vivem felizes por anos - até que uma tragédia assola a família.

Após encerrar seus trabalhos como o Batman, Bruce Wayne assume o cargo de comissário da polícia de Gotham City, deixando Robin responsável pela vigilância da cidade. Em paralelo, Selina também larga a vida de Mulher-Gato, mesmo que o seu passado insista em reaparecer: um de seus antigos capangas começa a chantageá-la, pressionando-a a aceitar um último trabalho.

Com medo de que o homem revelasse segredos obscuros de seus antigos delitos, Selina topa atuar como a vilã mais uma vez. Na noite do crime, Robin está ocupado em uma missão do governo, e Batman é obrigado a se retirar da aposentadoria e resolver a situação. Ao chegar no local, Bruce tenta impedir a ação do bandido, mas a arma usada pelo criminoso acaba atingindo Selina, tirando a vida de sua amada tragicamente.

Muitos fãs se decepcionaram com o destino infeliz da personagem, e a editora voltou a explorar a relação amorosa da dupla em outros momentos. Recentemente, em 2018, os pombinhos subiram ao altar novamente, em um quadrinho escrito por Tom King. A conclusão da cerimônia pode não ter acontecido como a maioria esperava, contudo, o Morcego e a Gata conseguiram reforçar o sentimento que nutrem um pelo outro, mais uma vez.

Novos rumos

Com tantas histórias que se mesclam e redefinem o passado dos super-heróis, Selina Kyle também transita por diversos caminhos nas HQs.

Em atualizações contemporâneas da personagem, como Batman: Ano Um, O Longo Dia das Bruxas e Dark Victory, lançadas entre as décadas de 80 e 2000, a moça vive na periferia de Gotham, e tem sua origem ainda mais conectada ao passado do Homem-Morcego. A órfã, que rouba para sobreviver na cidade, seria a filha ilegítima de Carmine Falcone, um dos maiores mafiosos de Gotham City.

Afinal, a Mulher-Gato é vítima ou vilã?

Descobrindo ou relembrando o passado de Selina Kyle, é possível que você já tenha a resposta. Assim como a releitura cinematográfica apresentada em "Coringa" (2019), estrelada por Joaquin Phoenix, podemos concluir que os traumas enfrentados pela personagem podem ter influenciado algumas de suas ações mais condenáveis.

No entanto, ainda assim, sua personalidade altruísta, explorada em diversas mídias, a faz atingir um status complexo de anti-heroína em muitos momentos.

Talvez não seja necessário encaixá-la em um rótulo tão totalizante, afinal, sendo lida como vítima ou vilã, a Mulher-Gato continua sendo uma das personagens mais amadas e complexas da cultura pop.